Parceria entre Unisinos e Prefeitura de São Leopoldo inaugura novo capítulo na educação municipal  

Crédito: Divulgação

Nessa quinta-feira, 5/12, a Unisinos em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo realizou o lançamento do documento “Pacto pelo Ensino e pela Aprendizagem da Rede Municipal” e o 5º volume do livro “Políticas Educacionais, Práticas Curriculares e Organizacionais”. 

O evento é uma colaboração estratégica entre a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e os Programas de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos. Desde 2023, a iniciativa mobilizou pesquisadores, gestores, professores e comunidades escolares para responder a desafios educacionais como abandono, reprovação e evasão escolar.  

O Pacto desenvolvido reflete um compromisso coletivo entre a SMED, a Unisinos e a comunidade escolar para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem na rede municipal. Com foco em dados de 2022, o projeto visa engajar todos os atores da educação municipal na construção de estratégias inovadoras e colaborativas. 

Segundo Carla Escosteguy, representante da SMED, é mais do que um documento técnico, ele representa o esforço conjunto de escolas, gestores e pesquisadores. “O Pacto foi construído a muitas mãos, ouvindo diretamente as necessidades da rede e desenvolvendo ações que representam os sonhos e desafios de todos os envolvidos na educação municipal”, destacou. 

As professoras Elí Henn Fabris, Rosângela Fritsch e Daianny da Costa, da Escola de Humanidades, lideraram as contribuições acadêmicas, baseadas em pesquisas realizadas com gestores e professores. Os dados embasaram ações práticas que respeitam as realidades locais e fortalecem o diálogo entre a academia e a gestão pública. “Essas pesquisas permitiram identificar as principais demandas e desafios da educação em São Leopoldo, orientando a definição das ações e metas do Pacto”, compartilha Eli Henn Fabris. 

Entre as metas mais significativas estão a melhoria dos índices de aprendizagem, a redução da evasão escolar e a valorização dos profissionais da educação. Além disso, a proposta incentiva que cada escola se torne um núcleo cultural, fortalecendo os laços com a comunidade local. “É preciso que a comunidade, os territórios e a cidade se unam com as escolas, seus professores, alunos e gestores para que cada um em sua posição, possam criar uma educação que seja referência.”, finaliza a professora. 

O livro “Políticas Educacionais, Práticas Curriculares e Organizacionais” também é fruto de um trabalho coletivo que articula pesquisa, prática e formação. Apresentando diagnósticos e análises fundamentais para repensar as políticas educacionais, com foco nas realidades e contextos específicos das escolas municipais. Segundo a professora Rosangela Fritsch, a obra oferece subsídios para a reconfiguração de políticas e práticas, se consolidando como um recurso formativo para professores, gestores e pesquisadores. Ela ressalta que o processo colaborativo fortaleceu o compromisso com a educação pública de qualidade, criando uma ponte entre universidade e escola. Além disso, a obra é um convite à reflexão e à ação, com o potencial de transformar as práticas educacionais e promover a justiça social no município. 

Para Rosangela, o maior aprendizado desse processo foi perceber a força de um trabalho em rede, realizado com rigor científico, comprometimento e afetividade. “Esse volume não é apenas um material formativo, mas uma ferramenta essencial para formações continuadas e um marco na valorização do caráter público e humano da educação.” 

O Pacto pelo Ensino e pela Aprendizagem visa criar um ethos formativo municipal, promovendo a valorização de professores e o engajamento de estudantes. Já o livro destaca a potência do trabalho coletivo e o impacto das investigações para reconfigurar políticas educacionais e formar novos profissionais. 

Essa parceria entre a Unisinos e a Prefeitura de São Leopoldo se destaca como exemplo de inovação e corresponsabilidade, alinhando pesquisa acadêmica e prática educacional para o fortalecimento da rede municipal de ensino. 

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