Assim que subiu ao palco do CEO Fórum 2014, de quarta-feira, 29 de outubro, Nizan Guanaes solicitou que a organização do evento lhe entregasse um microfone móvel para ele caminhar entre o público na Casa NTX, em Porto Alegre. Durante palestra de cerca de 30 minutos, o sócio-fundador do Grupo ABC analisou o cenário digital de inovação do Rio Grande do Sul. Para a alegria dos empresários presentes, o publicitário disse que o Estado conta com capacidade acadêmica e intelectual suficiente para virar potência na área. Por outro lado, Guanaes apontou para um problema local: as dificuldades do mercado gaúcho de se abrir a investimentos tecnológicos externos.
“O Rio Grande do Sul tem tudo para ser o melhor Estado brasileiro: tem capital intelectual, mas precisa se tornar competitivo”, afirmou. Natural de Salvador, capital baiana, Guanaes elogiou a inteligência do povo gaúcho e mencionou que o isolacionismo local prejudica a criação de projetos inovadores.
Para o empresário, fazer do Rio Grande do Sul uma potência tecnológica não é tarefa difícil. De acordo com ele, se as empresas gaúchas não estimularem o intercâmbio com outros mercados, provavelmente perderão mais talentos a centros como São Paulo. “Minha empresa está cheia de profissionais daqui”, revelou.
O empresário Dante Bettanin assistiu à palestra e ressaltou a capacidade de Guanaes de enxergar o mercado gaúcho como um todo. “Somos um Estado fechado. O Rio Grande do Sul precisa se abrir”, comentou o empresário, que é diretor-superintendente da SuperPro Bettanin, do ramo de produtos de limpeza.
A exemplo de Dante, Luiz Carlos Wanderer também gostou do que observou e ouviu. Para ele, que atua na Ouvidoria do Sicredi, a discussão a respeito de conceitos de mercado é válida. “Sabia da necessidade de os gaúchos de abrirem o mercado. E a posicionamento do Guanaes é bem interessante quanto a isso”, avaliou.
Ao longo do evento – realizado pela Amcham e patrocinado pela Unisinos -, o publicitário também salientou a importância de as empresas se preocuparem com a construção de marcas. Em relação a isso, Guanaes destacou o poder da internet na divulgação do trabalho das organizações. Ao final da palestra, o empresário se despediu declamando um trecho da canção Tudo de Novo, do conterrâneo Caetano Veloso, para inspirar o público a encarar os desafios da inovação no mercado de negócios:
“Minha mãe me deu ao mundo
De maneira singular
Me dizendo a sentença
Pra eu sempre pedir licença
Mas nunca deixar de entrar”.