A Unisinos Porto Alegre sediará mais uma edição do Open Data Day POA, o Dia dos Dados Abertos de Porto Alegre, no sábado, 15 de março, a partir das 8h30. Com o tema “Geração cidadã de dados e mudanças climáticas: criando pontes entre poder público, academia e comunidade por uma cidade mais resiliente”, a programação se estende até o final da manhã com debate e workshop para orientar a produção de informações que ajudem a mitigar danos causados por eventos climáticos extremos, como as enchentes de maio de 2024, além de prevenir novos desastres no futuro.
O Open Data Day é uma mobilização internacional anual da Open Knowledge Foundation, que ocorre sempre no mês de março, com o intuito de incentivar o uso de dados abertos no controle social. A edição Porto Alegre é sediada pela Unisinos desde 2019, com apoio da Afonte Jornalismo de Dados na organização. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrições pelo site: eventos.unisinos.br/diadosdadosabertospoa.
O painel de abertura terá como mote “Por que precisamos de dados para promover a resiliência climática?”, buscando discutir oportunidades de produção e disponibilização de informação em linguagem cidadã para mitigar, prevenir e socorrer a população em casos de desastres climáticos. Para integrar perspectivas da comunidade, academia e poder público, o debate contará com representantes dos diversos setores: coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre; Iporã Possantti, hidrólogo, doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS); José Mathias Bins Martins, engenheiro agrônomo e produtor rural, presidente da Cooperativa Arrozeira Palmares; Juliana Coin, jornalista, coordenadora da iniciativa Verifica RS; Renata Netto, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Geologia da Unisinos; Padre Vicente Palotti Zorzo, coordenador do Centro Social de Educação e Cultura Farrapos. A mediação será feita pela jornalista Karine Dalla Valle.
Na segunda parte da manhã, será realizado o workshop “De que dados precisamos para mitigar e evitar novos desastres ambientais?”, com facilitação das professoras Cybeli Almeida Moraes e Taís Flores da Motta, pesquisadoras do Instituto de Cultura Digital da Unisinos (ICD), que também apoia a organização do evento nesta edição. A dinâmica promoverá a discussão entre os participantes, misturando representantes da comunidade, academia e poder público para debater quais informações são fundamentais para mitigar e prevenir tragédias climáticas, como devem ser produzidas e disseminadas, entre outras ações de comunicação pública e cidadã para informar corretamente a população sobre a mudança climática.
“A ideia é que o debate não seja apenas no nível técnico e especializado, e sim que possamos integrar esse conhecimento com as necessidades reais das pessoas, por isso a riqueza de encontros como este, com a participação também da comunidade e de setores da economia numa mesma mesa”, destaca a jornalista e professora da Unisinos Taís Seibt, organizadora do evento. Criadora da Afonte, iniciativa voltada à promoção de conhecimento com e sobre dados, Taís está à frente do Open Data Day POA como embaixadora de inovação cívica da Open Knowledge Brasil pela sétima edição consecutiva. “Manter a regularidade desses encontros é importante para fomentar uma cultura de valorização da informação de qualidade e conscientizar mais pessoas sobre a importância da transparência pública”, avalia.
Desde os primeiros dias de março, comunidades nos cinco continentes se mobilizam para realizar encontros como este. No site oficial do Open Data Day, já são cerca de 125 eventos cadastrados, incluindo o de Porto Alegre. Tradicionalmente, a programação se concentra na primeira semana de março, mas, no Brasil, com o Carnaval nessa mesma época, os eventos se estendem por todo o mês em diversas regiões.
SERVIÇO
O que: Open Data Day POA 2025 – Dia dos Dados Abertos de Porto Alegre
Quando: 15 de março (sábado), das 8h30 às 13h
Onde: Unisinos Porto Alegre (TEDU 809 e 810)
Quanto: Gratuito Informações e inscrições: pelo site eventos.unisinos.br/diadosdadosabertospoa