Nota sobre o falecimento do Papa Francisco

Crédito: Jesuítas Brasil

Hoje fomos surpreendidos pela notícia do falecimento do nosso querido Papa Francisco. Esse Jesuíta de Buenos Aires (Argentina) surpreendeu o mundo com o seu sorriso, despojamento, sabedoria e capacidade de lançar luzes onde os olhares não alcançavam. Assim, ele nos ajudou a olhar com misericórdia os que vivem nas “periferias do mundo”. Francisco trouxe à luz os dramas relativos à Casa Comum com a Encíclica Laudato Si, em 2015; fez-nos pensar em propostas de modelo econômico com a Frateli Tutti (2020); conclamou a Igreja para discutir em sinodalidade sobre questões relativas às famílias e à Amazônia, entre outros temas sensíveis e importantes para o momento.

Recentemente, o Papa instituiu o ano de 2025, no Jubileu do nascimento de N. S. Jesus Cristo, como o Ano Santo da Esperança. Em sua última mensagem Urbe et Orbi, dirigida a toda a cidade de Roma e ao Mundo todo, ele fez o seguinte apelo: “Gostaria que voltássemos a ter esperança de que a paz é possível!”

É com profundo sentimento de respeito e gratidão que a Unisinos expressa sentimento de Luto pela morte do Papa Francisco. E no espírito pascal cremos que sua mensagem permanecerá nos inspirando e nos fortalecendo na Fé. Seu legado permanecerá com um dom a ser partilhado pela Igreja.

Pe. Sérgio Mariucci, SJ
Reitor

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar