Nota de pesar

Crédito: Divulgação

Faleceu nesta terça-feira, 5/11, o renomado artista plástico, Flávio Scholles, aos 74 anos. Celebrado por suas obras que retratam e ressignificam a cultura teuto-brasileira, Scholles construiu uma trajetória de mais de 50 anos, deixando um legado de mais de 10 mil quadros espalhados pelo mundo. 

No seu ateliê desenvolveu um estilo único, centrado na vida da colônia, no êxodo rural e em suas raízes como descendente de imigrantes alemães. Suas obras, sempre carregadas de simbolismo e crítica social, são valorizadas tanto pela estética quanto pelo compromisso com temas de identidade e pertencimento.  

Entre seus trabalhos mais icônicos, destaca-se a série Recordações, onde cenas do cotidiano ganham um tratamento poético. Um dos quadros dessa série, Situações Poéticas, foi doado à prefeitura de Morro Reuter e está em exibição no Receptivo Turístico Belvedere. Scholles também é o autor do Monumento ao Sapateiro, cartão-postal de Novo Hamburgo. 

Algumas obras de sua produção integra a comemoração ao bicentenário da imigração alemã, promovida pela Unisinos em outubro, com obras selecionadas dos livros Quadros que falam: narrativas migratórias, publicado em 2021, e Pequenas Joias do Atelier, lançado em 2014.  

A comunidade jesuíta e a Unisinos manifestam pesar pela perda do artista. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar