Depois de lançar o livro “Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica” em diferentes plataformas de compras online, tanto no formato físico como em ebook, o médico Álvaro Alberto Azevedo Fernandes receberá os leitores para uma noite de autógrafos. O evento acontecerá nesta quarta-feira, 27/11, às 19h, no espaço da Cafeteria Letras e Sabores, no campus de São Leopoldo.
“Escrever Errantes do Pensamento: O Segredo de Poggio foi uma jornada de autodescoberta e reflexão, e é muito especial compartilhar esse momento com os leitores em um espaço tão significativo para mim. escolher a Unisinos para a noite de autógrafos é uma forma de homenagear a instituição onde desenvolvi parte dos meus estudos em Filosofia e que contribuiu imensamente para a construção do meu olhar crítico e reflexivo, presente em cada página da obra”, destaca o autor, que foi aluno do curso de Filosofia da Unisinos.
“O livro é um convite para que os leitores mergulhem em suas próprias questões existenciais, repensem certezas e explorem novas perspectivas sobre a vida. Assim como o protagonista Urbano, acredito que todos nós estamos em busca de sentido, seja por meio dos desafios que enfrentamos ou das conexões que construímos ao longo da nossa jornada”, completa o médico.
A obra, que marca a estreia do também diretor técnico do Hospital de Pronto Socorro de Canoas como escritor, é um romance filosófico que convida a reflexões sobre o autoconhecimento e a própria existência humana. As 531 páginas da publicação são preenchidas com uma linguagem poética e simbólica, com alusões literárias e filosóficas que enriquecem a leitura, que se caracteriza por ser não linear. Uma particularidade do livro é a presença de notas de rodapé e marginais, que possibilitam ao leitor construir sua própria interpretação da história.
Para quem busca uma compreensão mais profunda da condição humana e das múltiplas facetas da lucidez e da loucura, esta é a obra ideal.
A obra
“Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica” explora as complexidades da existência por meio da história de Urbano, misturando elementos de reflexão, história e fantasia. A história do neurocirurgião é o fio condutor da trama. Conhecidos como o “trio da neuro”, Urbano e os colegas de faculdade, Asmin e J., divagam sobre as curiosidades da vida, questionam verdades e até mesmo a forma de atuação da medicina.
Depois de passar por um acidente, o então profissional se torna paciente do complexo hospitalar em que trabalha e passa a ver situações e comportamentos que antes não
percebia. Isso o faz repensar e mudar o seu antigo modo de ser. Escrever, o que ele chama de narrativa terapêutica, o ajuda nessa busca do básico e do que deixou de ser.
As lembranças de situações passadas, os relacionamentos construídos – ou retomados de outra forma – no período de internação e depois no início da sua volta às atividades, os diálogos profundos com outros personagens, bem como as histórias de vida deles, mostram a complexidade e relativizam o significado da existência humana. Entre os novos encontros, está Poggio, que, assim como Urbano, busca um sentido para o existir. Ao conversar com o internado e saber mais sobre ele, o médico acaba por se reconhecer.
Dividido em três partes, o livro começa com “Troia Destroçada ou os Des-Troiados”, onde o protagonista inicia sua jornada introspectiva, revivendo memórias e enfrentando suas próprias contradições internas. A segunda parte, “A Nau do Não ou Uma Neo-Nau Colonial de Insanos Controlados”, leva Urbano a uma viagem metafórica e literal pelos mares de sua consciência, confrontando figuras e ideias que moldaram sua visão de mundo. Finalmente, “Ancoradouro e Orlas Mentais – Bordas Lúcidas” conclui a jornada com uma série de diálogos reveladores e introspecções que solidificam a transformação de Urbano.
Noite de autógrafos do livro “Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica”
Autor: Dr. Álvaro Alberto Azevedo Fernandes
Data: Quarta-feira, 27/11
Horário: 19h
Local: no espaço da Cafeteria Letras e Sabores, no campus de São Leopoldo