Nessa terça-feira, 22/4, ocorreu a tradicional Celebração Eucarística de Páscoa da Unisinos. A missa reuniu mais de 200 pessoas da comunidade acadêmica e foi celebrada pelo reitor, Pe. Sérgio Mariucci, e concelebrada pelos padres José Ivo Follmann, José Roque Junges, Felipe Soriano, Pedro Gomes, Cledinei Clóvis Cavalheiro e Paulo Pelizer. A missa na Claraboia da Biblioteca, campus de São Leopoldo, celebrou a ressureição de Cristo e foi também em sufrágio pelo Papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira.
“Nós agradecemos este dom que foi para a igreja e para o mundo, essa presença suave, serena, sorridente e humilde. Como papa, a sua mensagem destacou o resgate do nosso compromisso com a Casa Comum, ele incluiu o cuidado ambiental e o aquecimento climático como elementos dentro da doutrina social da igreja, assim como também incluiu a discussão de uma economia que produza riquezas compartilháveis e sem impacto ambiental”, destacou o reitor.

Durante sua homilia, Pe. Sérgio abordou a mensagem do ressuscitado como o compromisso do modo como nos posicionamos na sociedade e na igreja. E a importância de entender a morte como parte da nossa vida, como uma passagem. Ele ainda ressaltou que cristãos não sucumbem na dor, sempre olham para a possibilidade de uma reconstrução. “Em sua última mensagem no domingo passado, na benção Urbi et Orbi, Papa Francisco disse esperar que ainda possamos ter esperança de que a paz é possível. Não perder a esperança e a fé diante de todo o sofrimento, dor e dificuldades”, completou.
O reitor recordou a visita que o Papa fez ao Sudão do Sul e recomendou que os presentes busquem por esse conteúdo. “Veja o que aquelas pessoas dizem para ele, que ouve humildemente como um bom pastor, assim como ele ligava para o padre de Gaza e não perdia a esperança. Papa Francisco, em todas as mensagens, apesar de toda a crueldade da guerra e incerteza dos dramas, sempre tinha uma palavra de esperança”.
E assim, como uma mensagem de esperança, a Missa de Páscoa foi encerrada. “Cada dia que acordamos temos os nossos próprios dramas. Mas Jesus ressuscitou e nós temos muitos motivos para comemorar. Como o Papa Francisco sempre foi bem-humorado, seu sorriso sempre nos encantou. Então, que a nossa comunidade também preserve esta alegria”, finalizou.
A celebração contou com os músicos do projeto Vida com Arte e do coral formado por funcionários da Unisinos.