A tradicional Celebração Eucarística de Natal e Ação de Graças ocorreu nesta quinta-feira, 19/12, no Anfiteatro Padre Werner, no campus de São Leopoldo. Esse momento de celebração do nascimento de Cristo, reuniu a comunidade acadêmica para reflexão sobre a vinda de Jesus. A missa, presidida pelo reitor, Pe. Sérgio Mariucci, e concelebrada pelos padres Antônio Tabosa, José Ivo Follmann, José Roque Junges e Cledinei Clovis Cavalheiro, foi marcada por mensagens de fé, esperança e uma profunda convocação ao amor como força transformadora frente aos desafios do mundo contemporâneo.
A celebração foi acompanhada por cantos e orações que reforçaram o sentido do Advento como um período de renovação da esperança e da aliança de Deus com a humanidade. Entre os destaques da liturgia, estava a mensagem de que o nascimento de Jesus simboliza a realização da promessa divina de amor, paz e justiça.
Durante sua homilia, Pe. Sérgio traçou paralelos entre os ensinamentos bíblicos e a realidade atual, abordando temas como violência, injustiça social e destruição ambiental. Ele lembrou as palavras do profeta Sofonias, que afirmava que Deus está presente como “o valente guerreiro movido por amor”, reforçando que o amor é o único capaz de transformar realidades. “Pois foi no amor que nós fomos criados. Deus nos sustenta no amor. E é a proposta nova do amor que Jesus instaura”, frisou.
O reitor ressaltou a importância de transformar a fé em ações concretas. Inspirando-se na mensagem de João Batista, ele lembrou que a verdadeira revolução promovida por Jesus não está nas regras, mas na capacidade do amor em provocar uma reflexão ética e moral. “A regra do evangelho é o amor, é não ser refém da maldade de quem te agride com palavras ou de qualquer forma. Mas pautar a sua vida naquilo que você crê. E por isso a fé é o terreno fértil da esperança”, pontuou.
Ao final da celebração, o Pe. Felipe Soriano foi convidado a abençoar a imagem restaurada de Nossa Senhora da Conceição, encontrada em meio a um descarte e cuidadosamente restaurada. A história completa da imagem pode ser conferida aqui.
A Missa de Natal foi encerrada com uma mensagem de esperança, convidando todos os presentes a renovar o compromisso com valores de solidariedade e amor em suas vidas pessoais e profissionais, lembrando a comunidade universitária que, mesmo em tempos difíceis, a fé e o amor podem ser caminhos para a mudança.