Comportamento organizacional como aliado do sucesso empresarial

Comportamento organizacional como aliado do sucesso empresarial

Foto: iStock

Há tempos que o conhecimento técnico não é mais o único diferencial para um gestor, independentemente da posição de gestão que ocupe. O autoconhecimento e a gestão do comportamento dos colaboradores são cada vez mais essenciais para quem deseja ter sucesso em seu empreendimento.

Para Cátia Venturella, coordenadora do MBA em Gestão do Comportamento Organizacional da Unisinos, o que se busca nas organizações são líderes capazes de analisar o cenário empresarial, a fim de auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Segundo a coordenadora, essas decisões podem gerenciar impactos positivos ou danosos no ambiente de trabalho. “Cabe a este profissional analisar e intervir no comportamento individual, nas equipes e sua produtividade, considerando aspectos como satisfação e comprometimento”, pondera, lembrando que nos movimentos mais amplos de comportamento institucional, o clima ou as relações de confiança também devem ser considerados.

Cátia aponta ainda que no MBA os gestores têm a missão de desdobrar as estratégias para sua área, gerenciar as pessoas de suas equipes e proporcionar um bom ambiente, além de administrar suas próprias expectativas, resultados e emoções neste processo.

“Se estamos em período de crise econômica, este conhecimento sobre comportamento ajuda a envolver as pessoas com o trabalho, gerando melhores resultados. É possível mudar as estratégias de gestão, com a finalidade de reter talentos, proporcionar relações de trabalho mais saudáveis e produtivas, minimizar passivo trabalhista e gerenciar conhecimento”, completa.

A Unisinos conta com diversos cursos na área. Conheça as opções em: unisinos.br/mba.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar