Alimentação sustentável e nutritiva para o futuro

Alimentação sustentável e nutritiva para o futuro

greek salad, vegetables and bottle with sunflower oil on wooden table

Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em junho deste ano aponta que 795 milhões de pessoas em todo o mundo passam fome. Para conseguir mudar essa situação, seria preciso aumentar em 70% a produção de alimentos nos próximos 35 anos. Algumas alternativas já estão surgindo para aumentar as possibilidades de alimentação.

Uma dessas iniciativas está na utilização das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Panc’s) na alimentação cotidiana das pessoas. As Panc’s nascem espontaneamente em terrenos baldios, calçadas e beiras de estradas e podem substituir, com ganho nutricional, produtos comprados nos supermercados. Exemplos desse tipo de vegetal são a bertalha, a serralha, o dente de leão e a capuchinha.

“As Panc’s são uma das alternativas de alimentação saudável que a gastronomia está atenta, mas há outros movimentos nesse sentido. Queremos transformar a refeição em algo saboroso”, avalia Ágata Moreira, coordenadora da Especialização em Gastronomia Saudável da Unisinos.  Ela explica que o curso promove o debate sobre a relação entre gastronomia, nutrição, saúde, e desenvolvimento sustentável.

A Unisinos conta com outras especializações que discutem o tema e buscam contribuir com soluções para esse cenário. Confira as ofertas em: unisinos.br/especializacao. Inscreva-se até 8/1/16, matricule-se até 30/1/2016 e receba desconto na primeira parcela do curso.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar