O evento Minha Pesquisa em 180 segundos reuniu mestrandos e doutorandos da Unisinos na última quarta-feira, 30/10, como parte da XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica. O desafio proposto aos participantes foi o de apresentar suas pesquisas de maneira objetiva e envolvente em apenas três minutos, de forma a engajar a audiência e ressaltar a relevância de seus trabalhos.
A professora Juliana Scherer, da Escola da Saúde, mediou o evento e destacou a importância de iniciativas como essa para a formação dos estudantes. “É uma honra estar aqui mediando esse evento brilhante. É uma oportunidade enorme para que nossos pesquisadores compartilhem suas pesquisas de uma forma simples, acessível para uma audiência leiga.”
Reduzir uma pesquisa complexa a apenas 180 segundos pode parecer difícil, mas é uma excelente prática para quem busca tornar o conhecimento acadêmico acessível e contribuir para a divulgação científica.
“É muito gratificante, como professora, ver nossos alunos superando o desafio de traduzir um conteúdo complexo em uma linguagem acessível. A contribuição desses trabalhos é muito impactante, com potencial para influenciar não só o Rio Grande do Sul, mas também o Brasil e o mundo”, acrescenta a professora.
A banca avaliadora, composta pelos professores Luciana da Silva, Gustavo Fischer e Josiane Porto, analisou as apresentações nas categorias de mestrado e doutorado com base em critérios de conteúdo, compreensão, engajamento e comunicação.
Na categoria de mestrado, a vencedora foi Nathalia Kovalski Cabral, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Direito, com a pesquisa intitulada “Quais as possíveis consequências das diferentes redações do princípio de precaução nos acordos de livre comércio negociados pela União Europeia”. Já na categoria de doutorado, o prêmio foi para Priscila Pereira da Silva Lopes, do PPG em Saúde Coletiva, com o trabalho “Clima ético organizacional: sintomas de ansiedade e depressão em profissionais de saúde da atenção primária”.
Confira as demais teses apresentadas no evento:
Mestrandos
- Juliana Lopes Scariot (PPG em Direito): Ineficácia do sistema de alerta antecipado de desastres e vulnerabilidade climática;
- Maria Laura Maciel Fernandez (PPG em Direito): Teoria feminista do direito como visibilizadora de problemáticas femininas: uma análise da violência obstétrica no Brasil.
Doutorandos
- Anderson da Cunha Jesus (PPG em Administração): A fuga de cérebros, a circulação de conhecimento: o papel das trajetórias individuais de jovens brasileiros nas áreas STEM nos Estados Unidos;
- Leandra Soares de Souza (PPG em Saúde Coletiva): Autopercepção e reatividade psicofisiológica ao estresse em pessoas com indicativo de transtornos mentais leves;
- Platão Gonçalves Terra Neto (PPG em Engenharia de Produção e Sistemas): Remuneração baseada em valor: análise de variáveis de custo para implementação de um modelo bundle.