Na segunda-feira (22), no campus São Leopoldo, ocorreu a primeira aula da VI turma do Mestrado Profissional em Gestão Educacional em parceria com a Rede Jesuíta de Educação – RJE. No total, são 27 alunos (25 da Rede Jesuíta de Educação e 2 da Rede Sagrado) que concluirão o curso em 2026.
A coordenadora das turmas complementares da Rede Jesuíta, Maria Aparecida Rocha, explicou que parceria está vinculada a orientação da RJE pela demanda de formar equipes pedagógicas, professores e o corpo técnico-administrativo dos colégios e escolas no horizonte dos princípios, valores da missão da Companhia de Jesus e, especificamente, no tocante à tradição educativa jesuítica. “Nesse sentido, em seu planejamento, no eixo estratégico Formação, a RJE definiu três objetivos estratégicos; fortalecer a formação do quadro de gestores; desenvolver programas de formação continuada; fomentar a identidade carisma e missão”, afirmou.
Aa estudante da RJE, Ana Tobias, acredita que importância de cursar o Mestrado Profissional está em o que acredita ser fazer educação, sobretudo, educação nos contextos de vulnerabilidade social. “A escola onde atuo fica localizada na Favela Santa Marta, então, repensar e ressignificar as experiências que essas crianças possam ter para que quando elas saiam da unidade, possam reverberar os seus conteúdos”, compartilhou Ana.
Comentando sobre a importância da parceria, Maria Aparecida disse que é a oportunidade de participar do projeto da Rede Jesuíta de Educação que trata da formação de gestores para as escolas básicas da Rede, orientando diferentes projetos inovadores e avançados, com experiências e estudos inéditos de gestores da RJE que representam propostas de mudança na gestão das instituições educacionais. “Sem dúvida é um marco muito importante, pois para o Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional foi o primeiro convênio com estas características com a RJE”, finalizou a professora.