Melhorias no campus

2015/2: Infraestrutura e serviços visam ao melhor atendimento à comunidade acadêmica

A Unisinos iniciou o semestre com novidades. No intuito de melhor atender às demandas acadêmicas, foram realizadas mudanças na infraestrutura e serviços oferecidos aos estudantes. As obras ocorreram no período entre 04/07 e 03/08. As reformas realizadas contemplaram as demandas mais urgentes e consideradas mais importantes pelos nossos estudantes, as quais foram constatadas nas avaliações institucionais realizadas nos últimos semestres. Queremos continuar aprimorando os ambientes e serviços que a Unisinos e, a partir dos resultados das avaliações institucionais realizadas, poderemos implantar novas medidas para atender aos alunos.

Confira algumas das mudanças que ocorreram nos últimos meses:

Salas de aula

Em 2015/1, foram substituídos cerca de 780 conjuntos de classe e cadeira, além de substituição de telas de projeção e quadros brancos. Há um plano de substituição contínua dos mobiliários de salas de aula, bem como de trocas de pisos. Nos próximos semestres será dado continuidade em ações de revitalização das salas.

Banheiros

Reformas e melhorias nos sanitários também foram realizadas neste ano. Foram reformados 22 sanitários, sendo contemplado, pelo menos, um sanitário feminino e um masculino em cada setor do Campus São Leopoldo. Para 2015/2, novos sanitários deverão ser revitalizados. Além disso, foram intensificadas as rotinas de reposição de suprimentos nos banheiros bem como a frequência de limpezas. Os resultados dessa alteração serão monitorados durante o semestre e serão ajustados, caso necessário.

Estacionamento

Foram realizadas reformas de espaços de estacionamento, no pátio externo, e nas áreas próximas à Escola de Humanidades e à Escola Politécnica, bem como a instalação de painéis com contadores de vagas no primeiro semestre do ano. Além disso, investiu-se em câmeras de monitoramento dos espaços de estacionamento visando ao monitoramento permanente. É válido ressaltar que os números de incidentes ocorridos em 2015/1 são os menores dos últimos tempos. Para os próximos meses estão planejadas revisões periódicas das políticas e procedimentos atuais visando seu aprimoramento.

Salas de informática

Foi criada uma nova sala de informática com 21 lugares, no subsolo do prédio B09, na Escola de Humanidades. Na Escola Politécnica, a antiga sala Santander foi transformada em uma sala de informática com 28 posições. A sala pública do prédio E08, da Escola de Gestão e Negócios, foi renovada e, agora, conta com 30 novos computadores. No prédio E12, da Escola de Direito, a sala E12 107 foi ampliada de 38 para 50 máquinas, e a sala E12 109, de 40 para 54 máquinas.

As antigas salas de informática situadas no prédio E03 (Escola de Saúde) serão transformadas em laboratórios de ensino. E, para melhor atender àqueles que dependem das salas de informática, foram organizadas novas estruturas para garantir melhor atendimento.

Biblioteca

Um dos itens solicitados na pesquisa de infraestrutura foram investimentos em livros digitais para a biblioteca. Para 2015/2, a continuidade dos investimentos em aquisição de livros digitais será mantida. As atualizações de acervo são demandadas pelas coordenações e, de acordo com a disponibilidade financeira, são adquiridas.

Laboratórios temáticos

Foram realizados investimentos na infraestrutura e em equipamentos nos laboratórios das Escolas de Saúde, Indústria Criativa e Politécnica. No campus São Leopoldo, os laboratórios contemplados com melhorias foram: Microbiologia, Anatomia, Histologia, Enfermagem, Gastronomia, Diversidade de Cordados, Química, Beta Redação, Estúdio de Fotografia, Laserca, Engenharia Elétrica, Metrologia e Metalurgia Física. No campus Porto Alegre, foi implantado o Estúdio de Rádio e o Laboratório Atomic Rocket recebeu investimento em equipamentos.

No segundo semestre de 2015, serão implantados os seguintes laboratórios: Laboratório de Operações Unitárias, Laboratório de Polímeros, Laboratório de Criação e uma Sala de Ginástica. Ainda, serão feitos investimentos em diversos laboratórios visando sua atualização e adequação as necessidades.

Boletos

A Universidade contratou o desenvolvimento de uma solução para a reemissão de boletos que estará disponível até o final de 2015.

Cursos EaD

Outra das novidades anunciadas para o próximo semestre letivo é destinada aos alunos dos cursos EaD. Nos sábados em que acontecem as provas, o restaurante Fratello oferece cardápio a la carte (pratos feitos), com valores diferenciados (mais baratos) para os alunos.

Nova Pesquisa

Para continuar ouvindo os alunos, a Unisinos lança mais uma etapa da avaliação instituciuonal. Participe da pesquisa de satisfação e avalie a infraestrutura da Unisinos. A partir dos resultados, novas medidas poderão ser implantadas para atender aos alunos. A pesquisa vai até dia 31/08.

Responda ao questionário