Os livros “A Economia Solidária no Brasil: uma análise de dados nacionais” e “As faces da Economia Solidária no Brasil”, elaborados pelo Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa – Grupo Ecosol, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unisinos, serão lançados na próxima terça-feira (11/10), na Feira do Livro de Porto Alegre. Às 16h ocorrerá uma mesa-redonda sobre os trabalhos, na sala Oeste do Santander Cultural, e, às 18h, iniciará a sessão de autógrafos, na Praça dos Autógrafos.
A primeira obra apresenta e analisa as principais informações provenientes do Segundo Mapeamento Nacional de Economia Solidária e da primeira pesquisa amostral de abrangência nacional sobre sócios dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Dividido em sete capítulos, o livro proporciona uma visão geral da Economia Solidária no país, com base nas características principais dos EES e nos dados preliminares da pesquisa amostral sobre seus sócios.
No Segundo Mapeamento, finalizado em 2013, foram levantadas informações de quase 20 mil empreendimentos, em sua maioria (60%) associações. A outra pesquisa, realizada nas cinco regiões do país por meio da aplicação de um questionário, traz detalhes de quase 3 mil pessoas associadas aos EES e mostra os impactos gerados por sua participação na Economia Solidária. O volume é um dos produtos finais do Projeto SIES, que teve como objetivo a atualização e ampliação do Sistema de Informação em Economia Solidária (SIES).
Já o livro “As faces da Economia Solidária no Brasil” traz fotos que retratam a vida das pessoas que se organizam coletivamente através da Economia Solidária. As imagens foram registradas durante a pesquisa nacional sobre os sócios de empreendimentos econômicos solidários.
Desenvolvido pelo Grupo Ecosol em convênio com a Secretaria Nacional e Economia Solidária (Senaes), a iniciativa originou outros materiais de divulgação, entre eles o Atlas Digital, dispositivo que apresenta os dados gerais do Mapeamento por meio de tabelas, gráficos e mapas. Essas e outras ferramentas podem ser acessadas pelo site do Projeto SIES.