Unisinos inaugura Portal de Inovação e itt Chip em São Leopoldo

Um dos espaços contará com a maior sala limpa existente em uma universidade no país

Crédito: Rodrigo W. Blum

Você já olhou seu smartphone e se perguntou sobre os sistemas que o compõem? Os aplicativos nativos do celular, como sensores de temperatura, acelerômetros e bússolas, são exemplos de MicroElectroMechanical Systems (MEMS). Essa tecnologia de microdispositivos faz parte da área de semicondutores. O setor, desconhecido do grande público, cresce 20% ao ano e pode desenvolver desde microchips para celulares até sensores de pressão intracraniano, que monitoram a pressão do cérebro de quem já sofreu traumatismo craniano.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Agora, essas pesquisas ganham um espaço ainda mais relevante na Unisinos. Na manhã desta terça-feira, 16 de maio, aconteceu a inauguração de dois espaços inovadores no Campus São Leopoldo que possibilitam a criação de projetos e dão suporte a empresas do ramo de tecnologia. O Instituto Tecnológico de Semicondutores da Unisinos – itt Chip, criado em 2011, e o Portal de Inovação, evolução do projeto pioneiro “Aceleradora de Projetos”, implementado em 2013.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino destacou a importância da tecnologia na forma como nos relacionamos com o mundo. Ele também falou do compromisso da Universidade em ajudar na reinvenção da economia do Rio Grande do Sul e especialmente na reconfiguração econômica do Vale do Rio dos Sinos. “Precisamos gerar riqueza com tecnologia respeitando a questão ambiental e dando um propósito social para essa riqueza”, completou.

Sala limpa é indicador de alta tecnologia

O itt Chip é um Centro de Excelência para suporte empresarial, pesquisa, desenvolvimento e inovação em encapsulamento e teste de semicondutores (chips), materiais e produtos eletrônicos. O instituto ainda oferece capacitação e serviços de projeto, prototipagem e teste de chips, placas e produtos eletrônicos e desenvolve sensores MEMS. O local conta com a maior sala limpa existente em uma universidade no país. São 750m² de ambiente controlado de partículas, temperatura e umidade.

A criação do instituto está alinhada ao desenvolvimento de um Polo de Semicondutores e ao fortalecimento da indústria eletrônica no Rio Grande do Sul. “Semicondutores é a tecnologia mais inovadora dos últimos 70 anos. E para que se torne mais acessível é que criamos o itt Chip. Ele foi criado para dar suporte às empresas nessa área”, ressaltou o coordenador do instituto, Celso Peter.

Laboratório vivo de multidisciplinaridade

O Portal de Inovação da Unisinos surge como um living lab, que possibilita a conexão entre a Unisinos, empresas, governo e sociedade para o desenvolvimento colaborativo de projetos concretos e viáveis. A iniciativa é a evolução do projeto “Aceleradora de Projetos”, o qual possibilitou a criação de um espaço físico para a interação entre atores do processo de inovação com base no conceito de inovação aberta.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Que esse espaço físico e virtual seja um meio de contato. Esperamos que o Portal conecte os diferentes atores. Todos os elementos da universidade se conectem, levando ao desenvolvimento local, regional e de todo o país”, disse o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unisinos, Daniel Pedro Puffal.

No local, haverá o espaço SAP Next-Gen, primeira rede de inovação acadêmica da SAP na América Latina com o objetivo de conectar estudantes, clientes SAP, startups e acadêmicos para impulsionar a transformação digital e fomentar inovação disruptiva. O SAP Next-Gen é uma plataforma de inovação que colabora com mais de 3.100 instituições educacionais em 106 países ligadas à rede de inovação SAP University Alliances.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“A SAP Labs Latin America tem o prazer de ser parceira da Unisinos no desenvolvimento do primeiro espaço SAP Next-Gen na América Latina. Temos uma longa história de trabalho com a universidade e esse local abre novas oportunidades para a SAP e seus clientes e parceiros trabalharem com mentes jovens para explorar aplicações inovadoras nas mais recentes soluções da empresa”, afirma o presidente da SAP Labs Latin America, Dennison John.

Dois espaços para desenvolvimento de projetos inovadores

Os espaços inaugurados servem para integrar equipes multidisciplinares: professores, alunos e pesquisadores da Unisinos trabalhando colaborativamente no desenvolvimento de inovações. “Os Institutos Tecnológicos aproximam a academia das empresas. Acreditamos que a criação e desenvolvimento da plataforma e espaços tecnológicos vão construir pontes onde empresas vão poder desenvolver seus projetos tecnológicos em um ambiente com estudantes e pesquisadores”, destacou o diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos, Alsones Balestrin.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O evento também contou com a presença de representantes do poder público estadual e municipal, pró-reitores e diretores das Unidades Acadêmicas e de Apoio, decanos das Escolas da Unisinos, professores e alunos da Universidade. Além de lideranças de entidades associativas, empresários, gestores, lideranças e professores de outras universidades, representantes da imprensa e demais personalidades.

Sobre a Unisinos

Aos 47 anos, a Unisinos está entre as maiores universidades privadas do Brasil, com cerca de 30 mil alunos em cursos de Graduação e Pós-Graduação, nas modalidades presencial e EAD. A Unisinos já diplomou cerca de 75 mil estudantes, cuja formação traduz as grandes opções estratégicas da instituição: transdisciplinaridade, educação por toda a vida e desenvolvimento regional.