Soluções tecnológicas para empresas

Institutos fomentam a inovação por meio de pesquisa e desenvolvimento

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para pavimentar o caminho entre ciência e inovação nas empresas, a Unisinos conta com uma ampla estrutura de Institutos Tecnológicos – itts. Sediados no Campus São Leopoldo da Universidade, os itts estão preparados para prestar serviços técnicos e dar suporte às organizações em suas atividades de pesquisa.

O portfólio de soluções dos institutos é amplo: vai desde a formação de pessoas – com capacitações como as Quartas Tecnológicas – até a realização de testes de resistência e análises de compostos alimentares. Para ter acesso a esses serviços, não há pré-requisitos; eles são abertos a todas as instituições.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Essa aproximação entre empresa e universidade pode ocorrer de duas formas, conforme detalha o coordenador administrativo dos itts, professor Silvio Bitencourt: “A partir de uma visita, conduzida por integrantes da equipe dos Institutos Tecnológicos, ou pelo contato de uma organização. Nas duas situações, as necessidades da empresa são compreendidas e traduzidas em soluções que poderão ser desenvolvidas a partir de uma relação negocial”. Assim, o conhecimento gerado na Universidade é aplicado na prática, para suprir as necessidades do mercado.

As soluções tecnológicas que os institutos têm a oferecer aumentam a competitividade das organizações e contribuem para o desenvolvimento econômico do estado e do país. Além disso, a infraestrutura e o pessoal que integra os itts podem ser o setor de Pesquisa e Desenvolvimento externo de qualquer empresa.

Conheça os institutos

itt Fuse: direcionado ao desenvolvimento de produtos e processos que tenham confiabilidade e qualificação para atuar na segurança funcional de sistemas. Conta com recursos físicos para realizar ensaios de tempo de vida de produtos e avaliação de processos produtivos, contribuindo para a competitividade nacional.

itt Chip: centro de excelência para suporte empresarial, pesquisa, desenvolvimento e inovação em encapsulamento e teste de semicondutores, materiais e produtos eletrônicos. A criação do instituto está alinhada à criação de um Polo de Semicondutores e ao fortalecimento da indústria eletrônica no estado. O itt Chip contribui para que todas as fases da cadeia de produção de chips sejam contempladas localmente, favorecendo o desenvolvimento de um cluster de alta tecnologia na região.

Crédito: Rodrigo W. Blum

itt Fossil: desenvolve pesquisa básica e aplicada em micropaleontologia, formando novos cientistas e capacitando profissionais. Também aprimora técnicas e metodologias para desagregação de rochas e recuperação de microfósseis.

itt Nutrifor: focado nas áreas de alimentos para a saúde, nutrição e nutracêutica, o Nutrifor atua no desenvolvimento de novos alimentos; tecnologias e processos; caracterização de ingredientes funcionais e nutracêuticos; estudos clínicos e nutricionais; gastronomia experimental e desenvolvimento de bebidas; segurança alimentar e análises de alimentos.

itt Performance: desenvolve e avalia sistemas construtivos e estruturais seguindo as diretrizes da ABNT NBR 15575/2013. Com a certificação internacional do Cradle to Cradle Institute, o itt Performance atua nas áreas de segurança contra incêndio, desempenho acústico, desempenho térmico, resistência mecânica, estanqueidade à água e durabilidade.

Saiba mais sobre o que os institutos tecnológicos podem fazer por sua empresa em unisinos.br/itt.