Hackathon SAP

Estudantes da Unisinos vencem o desafio

Crédito: Divulgação SAP

Nos dias 25 e 26/8, a SAP Next-Gen e a SAP Labs Latin America promoveram o primeiro hackathon noturno: o SAP Press Play. O evento aconteceu no Portal da Inovação, na Unisinos, teve a duração de 30 horas consecutivas e reuniu alunos de cinco universidades gaúchas – Unisinos, UFRGS, UFSM, URI e FURG

Os estudantes foram divididos em 10 equipes e receberam o seguinte desafio: “Como redefinir a experiência do cliente no setor de varejo?” Os grupos apresentaram a ideia final a um júri que selecionou as três melhores soluções, usando os seguintes critérios: Apresentação de Pitch, Tecnologia, Inovação, Viabilidade de Solução e Protótipo Funcional.

O primeiro lugar ficou com a equipe Hack Sapiens, da Unisinos, com o projeto SAP Inventory. Os alunos Marcos Roberto Souza (Ciências da Computação), Nícolas Bruno (Sistemas de Informação), Eduardo Dornel (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Diórgenes Eugênio (Ciência da Computação) desenvolveram uma solução para automatizar o processo de gestão de estoques com um aplicativo que pode ler a fatura dos fornecedores e reunir todos os dados que precisavam ser preenchidos manualmente. Além disso, a equipe adicionou uma ferramenta de gerenciamento de inventário, que utilizará os dados coletados para fornecer uma maneira inteligente e simples para o cliente verificar seu status de estoque.

A equipe vencedora ganhou JBL Headphones com cancelamento de ruído e três meses gratuitos de incubação na Unitec, no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos.

Com a palavra os vencedores

“O evento como um todo foi ótimo. Ganhar foi sensacional, porém acredito que o melhor do evento foi o networking que conseguimos fazer, principalmente com os mentores, tanto na parte técnica de desenvolvimento, como na parte de negócio dentro do varejo. Outro ponto marcante para a equipe foi que fomos a última equipe a definir o nosso problema, isso deu uma satisfação maior em ter ganho. Acredito que poder incubar o projeto é uma grande oportunidade, tendo em vista que várias pessoas afirmaram que nosso projeto era uma ótima ideia e totalmente viável. Para a minha formação profissional é a primeira porta que se abre para ter espaço de empreender em algum ramo, e isso me deixa bastante eufórico e motivado para tentar fazer o projeto dar certo.” Diórgenes Eugênio da Silveira – Ciência da Computação.

“Participar desse hackathon representando a Unisinos foi uma honra, vencer o desafio entre cinco Universidades, foi uma satisfação ainda maior. Estou lisonjeado e com o sentimento de dever cumprido pela conquista, juntamente com a minha equipe, do primeiro lugar. Ter a oportunidade de incubação na Unitec reforça ainda mais a qualidade do ensino aqui adquirida durante a graduação, e representa uma importante oportunidade e incentivo para empreender. Agradeço ao professor Mateus Raeder, pela confiança deposita na nossa equipe, e à Unisinos e à SAP, pela realização do evento”. Marcos Roberto Souza – Ciência da Computação.

“Foi muito gratificante ter participado do evento, com certeza ter ficado em primeiro lugar é um diferencial. Mas, o maior ganho que levamos do evento, foi a experiência adquirida. Atividades como este hackathon proposto pela SAP complementam e muito o conhecimento acadêmico. A oportunidade para empreender é um voto de confiança aos alunos e suas ideias, certamente é um desafio muito grande, mas com os recursos de incubação da Unitec tudo se torna mais simples e mais viável”. Nícolas Bruno – Sistemas de Informação.