Encontro discute inovação em Porto Alegre

Crédito: Divulgação - UFRGS

Nesta quarta-feira, 4 de julho, as três maiores Universidades do Rio Grande do Sul, UFRGS, PUCRS e Unisinos, que formam a Aliança para a Inovação em Porto Alegre, promovem um encontro que vai discutir sobre a visão de futuro da capital gaúcha. A atividade reunirá, entre os convidados, representantes do poder público e da imprensa, pesquisadores, empresários, e demais formadores de opinião interessados em inovação para a cidade. O evento ocorre no Teatro Unisinos Porto Alegre (Avenida Nilo Peçanha, 1600), desde às 8h30min até as 12h.

O encontro será uma oportunidade para ouvir Josep Piqué, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP), e um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22, que transformou a cidade em uma referência na área de smart cities e distritos de inovação no mundo. Josep atuou também como consultor internacional de importantes projetos de revitalização urbana baseados na inovação, como os de Medellin (Colômbia) e de Santa Catarina.

Conforme Piqué, os projetos que poderão ser desenvolvidos para Porto Alegre devem partir da construção de uma visão coletiva de futuro, por isso os eventos com a sociedade são um fator importante de engajamento. “O primeiro passo para transformar Porto Alegre é fazer um pacto de articulação entre os agentes que vão trabalhar de forma conjunta e também um pacto da visão que queremos construir para a cidade”, afirma.

O evento marca o início das atividades que buscam a transformação de Porto Alegre. Uma oportunidade para conhecer cases de inovação, buscar uma agenda em comum e fortalecer o ecossistema para alcançar a mudança. A atividade é uma realização da Aliança para Inovação de Porto Alegre, uma articulação entre as universidades que visa potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da cidade.

Acompanhe a transmissão ao vivo aqui