Conheça as 10 tendências no setor de alimentação

Top Ten Trends foi apresentado durante a Feira Anuga 2017

Crédito: Divulgação

Equipe da Escola de Saúde representou a Unisinos no maior evento de tecnologia de alimentos do mundo, Feira Anuga 2017, no mês de outubro, na Alemanha. O grupo formado por professores, pesquisadores e uma aluna, buscou a inovação para a indústria alimentícia brasileira.

Crédito: © Koelnmesse GmbH, Thomas Klerx

“É uma feira comercial e tecnológica que apresenta a complexidade do mercado e fornece subsídios para melhores aulas, pesquisas inovadoras e o desafio de colaborar com a produção de alimentos mais saudáveis, que é importante para o futuro da humanidade”, destaca a Decana da Escola de Saúde, Denise Ziegler.

Crédito: © Koelnmesse GmbH, Thomas Klerx

O evento reuniu 10 feiras especializadas no mesmo local, que teve como foco as tendências atuais do setor alimentício. Top Ten Trends foi apresentado durante o evento e destacou a embalagem como ferramenta de diferenciação e a importância desempenhada na venda do produto.

“Penso que a melhor de todas as tendências para o consumidor e sociedade é a força dos rótulos claros e limpos, ou seja, produzir alimentos com menos ingredientes e todos naturais. Além de simples, para fácil compreensão do consumidor. Temos de conhecer o que estamos comendo, isso garante a nossa saúde a longo prazo”, explica Denise.

Crédito: © Koelnmesse GmbH, Thomas Klerx

A Feira Anuga é um dos principais eventos mundiais do setor de alimentos e bebidas, com mais de 7 mil expositores representantes de mais de 100 países. Para a aluna do Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos da Unisinos que trabalha relações com o mercado no itt Nutrifor, Priscilla Taroco Ocanha, a participação na Feira foi uma oportunidade de acompanhar novos mercados, identificando oportunidades potenciais e negócios em ascensão.

“Trago na bagagem muitas novidades e a certeza de que temos muito trabalho a fazer, pois existem avanços que precisam ser implementados para melhorar a qualidade dos alimentos e bebidas disponibilizados aos brasileiros. Muitas tendências apresentadas ainda não estão à disposição dos consumidores, o que é uma oportunidade para empresas que querem se destacar e fazer a diferença no mercado”, ressalta Priscilla.

Também representaram a Unisinos na Feira Anuga 2017: as coordenadoras da Graduação em Nutrição, Denise Zaffari e Regina de Alcântara; a coordenadora da Graduação em Alimentos, Sarah de Almeida; e os pesquisadores do itt Nutrifor, Ariani Schmidt e Eduardo Leling.

Confira um resumo do Top Ten Trends apresentado na Feira Anuga 2017

1. 1. Reescrevendo os rótulos: CLEAN e CLEAR: Rotulagem de fácil entendimento pelo consumidor, sem conservantes e aditivos artificiais.
    1. 2. A força do verde: As plantas no centro do prato, alternativas veganas e seus benefícios para a saúde.
    1. 3. Açúcar sob pressão: Um balanço entre o sabor e a saúde em que a indústria foi desafiada a reduzir o açúcar.
    1. 4. A cozinha como tendência: Apelo cultural do consumidor em experimentar novas escolhas, saborear as suas raízes e o prazer em cozinhar aprendendo sobre ingredientes e produtos.
    1. 5. Sintonizado no corpo: Nutrição personalizada com escolhas baseadas na percepção do que faz bem, consumindo alimentos considerados saudáveis.
    1. 6. Simples sofisticação: Consumidor propenso a pagar um pouco mais por produtos com indulgência e qualidade premium.
    1. 7. Alimentos para momentos específicos: Alimentos desenvolvidos para momentos especiais, como por exemplo, uma Nutrição Esportiva com alimentos para antes e após o treino.
    1. 8. Além do poder da bagunça: As crianças são atualmente grandes influenciadores nos hábitos de consumo das famílias e estão mais abertas a novas possibilidades de alimentos.
    1. 9. Fronteiras atenuadas: Os grupos de produtos inovadores aumentam com a participação dos consumidores “aventureiros”. O foco começa a ser no ingrediente e não no alimento inteiro.
  1. 10. Sementes de troca: Aumento do consumo de sementes exóticas que são fonte de proteínas e colaboram na textura e sabor dos produtos.