I Encontro do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde 

Crédito: Divulgação

O I Encontro do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET – Equidade, foi realizado no dia 19 de junho, às 13h, no Auditório de Oncologia do Hospital Centenário. O projeto é uma parceria entre a Unisinos e a Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo.  O encontro contou com a presença de autoridades que compuseram a Mesa de Abertura:  secretário de Saúde, Júlio Dorneles, coordenadora do Projeto, Gicela Timponi, além dos professores da Escola de Saúde, Cleonice Silveira Rocha, Adalvane Damaceno e Vania Schneider.  

Na ocasião, foi apresentado o Projeto PET-Equidade que vai trabalhar com o Eixo Temático de atuação Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde. O projeto será desenvolvido por meio de dois grupos de Aprendizagem: o Grupo I denominado Mapeamento, monitoramento e avaliação situacional e o Grupo II Educação Permanente e ações de equidade.  

O Projeto é de grande relevância para Unisinos, pois ele fortalece o processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre SUS e Universidade, oportunizando as discussões sobre equidade e identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia, deficiências e idade cronológica, para além das pessoas envolvidas diretamente no projeto. 

A execução deste projeto é uma estratégia que permite transversalizar esta temática e ampliar o alcance da discussão dentro da universidade e no sistema de saúde do município de São Leopoldo, combatendo preconceitos e discriminação. Destaca-se a importância desta experiência para os nossos acadêmicos em poder atuar junto ao Serviços do SUS e terem uma vivência de trabalho com equipe interdisciplinar.   

Equidade em Ação: a integração ensino-serviço-comunidade no Município de Porto Alegre/RS para garantia de um princípio essencial do SUS 

Nesta terça-feira (25), também foi lançado em Porto Alegre o PET. Os objetivos principais são promover a equidade, visando reduzir desigualdades e violências no trabalho, bem como auxiliar na promoção e reabilitação da saúde mental relacionadas ao trabalho de trabalhadores(as) e futuros trabalhadores(as) do SUS da CSN na perspectiva da sustentabilidade das ações. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar