Para celebrar uma caminhada quase centenária e repleta de conquistas, trabalho árduo e uma busca incansável por levar saúde de qualidade à população, o HM – Hospital Montenegro, recebeu, ao longo deste ano, o auxílio de estudantes dos cursos de Design, Publicidade e Propagada e de Relações Públicas da Unisinos que, em conjunto, viabilizaram novos direcionamentos comunicacionais para a instituição a partir da criação de ações com a finalidade de aperfeiçoar sua imagem e atuação junto a todos os seus públicos de interesse.
Um projeto com objetivo de promover a caminhada da instituição, celebrando sua existência e ampliando seus valores em seus ambientes externos e internos, assim, criando um melhor relacionamento da entidade com todos os companheiros de jornada e firmando seus valores com, ainda mais, precisão perante todas as comunidades atendidas.
O trabalho com o Hospital Montenegro começou no primeiro semestre de 2020, com uma iniciativa do curso de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Comunicação Urbana, do professor Guilherme Caon. Na mesma disciplina, o professor já havia conduzido a criação da campanha Tá na mão, para o Hospital de Pronto Socorro. Ao conhecer essa iniciativa o Hospital Montenegro entrou em contato com o curso de PP e a parceria só cresceu. Vendo a possibilidade de ampliar o apoio da Unisinos a coordenadora do curso, Anaís Bertoni, aproximou o hospital dos demais coordenadores de curso. Para a execução desse grande projeto, feito no segundo semestre, os alunos das diferentes atividades acadêmicas, encabeçadas pelos professores Letícia da Rosa, Polianne Espindola e Taís Flores da Mota, atuaram em diversas ações e finalidades. Em todas as disciplinas, foi necessário realizar um processo minucioso de pesquisa sobre tudo que envolve a entidade, realizar encontros virtuais com coordenadores, estagiária Camila Alessandra da Silva Silveira, estudante do curso de RP da Unisinos, e administração do hospital para direcionar a atuação das ações propostas, além de criar um processo de planejamento e elaboração para que tudo fosse entregue com o padrão de qualidade já conhecido na Universidade, e agora compartilhado junto a entidade.
Com ênfase na comemoração dos 90 anos do hospital, a disciplina de Escrita Criativa, composta por alunos de Relações Públicas, sob comando da professora Polianne Merie Espindola, focou em trazer para o papel toda a história da instituição e tudo que a torna especial e extremamente significativa para a sociedade de Montenegro e arredores, ilustrando sua história através da revista comemorativa “Jornada”. Um trabalho que contou com a participação de funcionários, pacientes e colaboradores, em entrevistas marcantes, além de confirmar todos os diferenciais e especialidades que o HM vem agregando a todos durante tantos anos. As matérias, escritas pelos próprios alunos, ganharam vida com a colaboração de integrantes da Agexcom da Unisinos que contribuíram para a sua diagramação, em especial o diagramador Marcelo Garcia.
Já a cadeira de Estratégias de Relacionamentos Organizacionais, também aos cuidados da professora Polianne, e composta por alunos do curso de Relações Públicas, ficaram responsáveis por tarefas diversas e essenciais para a comunicação e relacionamento da instituição com todos os públicos envolvidos. Ações direcionadas aos públicos externo e interno foram criadas e implantadas para divulgação dos 90 anos do hospital e também para a entidade em si, como: a criação de murais voltados para a missão, visão, valores e para o desenvolvimento profissional dos colaboradores internos, um manual de boas práticas nas redes sociais com cronograma de posts e templates, além de uma cartilha de orientação para o processo de relacionamento entre líderes e liderados, potencializando a comunicação interna da organização.
Outra importante colaboração veio através da cadeira de Estratégias de Planejamento, dos alunos de Publicidade e Propaganda, juntamente com a professora e coordenadora do curso de Relações Públicas, Taís Flores da Motta, que juntos auxiliaram o hospital elaborando um plano de comunicação para a divulgação do seu nonagésimo ano de aniversário. Para isso, realizaram uma desk research, uma análise de ambiente e uma imersão com os diversos públicos da entidade, com o objetivo de coletar dados e, assim, criar ações de comunicação comemorativa com os principais públicos de relacionamento da organização.
Também houve a colaboração dos alunos de Design, da cadeira de Mídias Digitais, da professora Letícia Gomes da Rosa, que foram os responsáveis por toda e implementação e reestruturação do site do HM. Parte esta fundamental para estabelecer uma comunicação ativa com pacientes, funcionários e públicos de interesse, assim facilitando a experiência do usuário. Essa ação levou em consideração uma desk research, entrevistas com moradores da cidade e com a equipe de comunicação da entidade, que auxiliaram na criação de quatro propostas de páginas de web, criadas pelos alunos e focadas na nova identidade visual do HM, assim como em uma melhor integração para ambos os lados.
Em entrevista com o aluno de Escrita Criativa do curso de Relações Públicas, Vitor Kochhann, que trabalha diariamente com a escrita e já publicou diversos livros de poesia e escreveu para jornais, relata que a experiência de escrever para uma revista foi totalmente diferente de qualquer outro trabalho que ele já havia realizado, principalmente pelo fato de estar escrevendo para um cliente e, portanto, precisar seguir suas orientações, limitando um pouco sua liberdade artística e criativa. Segundo Vitor, seu principal desafio foi quebrar a artificialidade do projeto e colocar arte em um ambiente que não é tão favorável a isso. Ele ressalta que, apesar do trabalho realizado para o HM ter sido produzido em plena pandemia do coronavírus, um momento de muita ansiedade para todos, ele diz que o resultado final da revista o agradou bastante, principalmente por ver a evolução dos textos dos colegas ao longo do semestre.
Já para Maurivan dos Santos Giehl, aluno da cadeira de Estratégias de Relacionamento Organizacionais, que está cursando o segundo semestre do curso de Relações Públicas e nunca havia trabalhado diretamente com um cliente real, o processo de produção das ações comunicacionais foi muito legal, principalmente pelo fato de precisar coletar referências, trocar ideias e possuir um direcionamento e apoio da professora Polianne. Ele complementa dizendo que o principal aprendizado que obteve foi a importância do planejamento para o desenvolvimento do projeto, que além disso, auxiliou a turma a realizar as melhores entregas possíveis ao Hospital Montenegro.
Por fim, fica evidente, ao final do projeto, a importância que as áreas da comunicação possuem no ambiente profissional, sendo cada vez mais essenciais em toda e qualquer organização. Já é notável que a habilidade comunicacional é a mais procurada e desejada entre as instituições e todos os relatos e bastidores desse trabalho, feito em união com o hospital, só confirmam o comprometimento dos alunos, professores e da instituição de ensino em preparar, de forma real, os estudantes das áreas de comunicação para o mercado de trabalho, fazendo com que se diferenciem dos demais e ganhem destaques por suas competências.