Primeira turma de Medicina da Unisinos recebe scrubs e começará internato em agosto

A entrega dos scrubs marca o início da fase final de formação dos estudantes, quando eles passam por um estágio de dois anos em hospitais da região

Crédito: Sofia Wolff

Na quinta-feira, 29/7, ocorreu a cerimônia de entrega dos scrubs personalizados para os alunos da Graduação em Medicina da Unisinos. O evento ocorreu no anfiteatro Padre Werner, e contou com a presença do reitor da universidade, Padre Marcelo Fernandes de Aquino, e dos coordenadores do curso, Cláudia de Salles Stadtlober e Luciano Passamani Diogo.

A entrega dos scrubs (roupas sanitárias usadas por médicos no exercício de sua profissão, em ambiente hospitalar) é um momento muito especial, que marca a entrada da primeira turma da Medicina da Unisinos no internato, período como são chamados os últimos dois anos do curso, quando os estudantes fazem estágio em hospitais da região metropolitana.

Crédito: Sofia Wolff

A estudante Maria Clara Brusius Kaufmann não escondeu a alegria pelo momento — e tampouco o nervosismo com o que vem pela frente. “Foram quatro anos de muito estudo, muitas escolhas e abdicações. É um momento bem especial, e o sentimento é de muita felicidade, muito orgulho de ter chegado até aqui, mas ao mesmo tempo de expectativa e ansiedade. Mas acho que a felicidade predomina”, comentou.

Em sua fala na cerimônia, o coordenador da Graduação em Medicina, Luciano Passamani Diogo, elogiou a proposta do curso da Unisinos. “Essa é a primeira turma de um curso novo e inovador, com uma proposta extremamente humanista e comunitária. A partir dos comentários dos professores, colegas e pacientes, nós percebemos como vocês são atenciosos e se importam com o outro, e isso nos orgulha muito.”

Segundo o professor, o internato molda a experiência e as habilidades do médico e fortalece a sua humanidade e compaixão pelos pacientes.

Depois da entrega dos scrubs, o reitor da Unisinos, Padre Marcelo Fernandes de Aquino, parabenizou os estudantes e enalteceu, assim como fizera Diogo, a proposta da Graduação em Medicina da universidade. “O diferencial do nosso curso é a qualidade inovadora do PPP, o Projeto Político Pedagógico. Ele foi muito discutido, tema de muito debate, mas era aquele tensionamento sadio, que qualifica a atividade universitária. E saiu um baita PPP”, disse.

A partir do dia 2/8, os 55 estudantes começarão, nos hospitais parceiros da Unisinos, a prática nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Psiquiatria.