Passe Livre Estudantil

Unisinos disponibiliza documentos para auxiliar os alunos na obtenção do benefício

O Passe Livre Estudantil, no Rio Grande do Sul, é garantido pelo Governo do Estado, que assegura o subsídio ao transporte de estudantes. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde a Unisinos está inserida, atuam 22 empresas operadoras. São 1.200 linhas e, aproximadamente 2.100 ônibus para atender, por dia, os 485 mil passageiros que utilizam o transporte.

Segundo o site da Metroplan, a legislação beneficia alunos com renda per capita de 1,5 salário mínimo e que residem em uma cidade e estudam em outra da mesma região.

DCE + Passe Livre

Em maio deste ano, a União Nacional dos Estudantes (UNE) realizou o cadastro dos alunos interessados em se inscrever no programa, em um espaço disponibilizado pelo DCE da Unisinos. A entrega das carteirinhas estava prevista para a última semana de julho, porém a UNE deixou de requisitar alguns dados no ato da inscrição e a conferência foi manual, o que atrasou os processos de entrega do material para a Metroplan.

O DCE contatou a UNE para que o procedimento fosse o mais rápido possível e, no dia 11 de agosto, procurou a Unisinos, com uma nota de esclarecimento. Dizia a nota emitida pelo Diretório dos Estudantes da Unisinos: “Estamos aguardando a confirmação de data para entrega das carteiras e no caso do não cumprimento dos prazos veremos junto ao setor jurídico da universidade como tomar as devidas providências”.

Nessa etapa, descobriu-se que ainda faltava um atestado de matrícula individual, documento fundamental para a triagem da Metroplan. A partir deste momento, em função da dificuldade dos alunos em buscar informações sobre a emissão das carteiras, e a pedido do DCE, a Universidade entrou em contato com a Metroplan, para tentar agilizar a entrega das carteirinhas.

A Gerência de Atenção ao Aluno apresentou duas possibilidades, validadas pelo órgão público, para agilizar o fornecimento de atestado de matrícula que deve ser entregue pelo aluno à UNE.

• Atestado online, emitido pelo próprio aluno, sem necessidade de deslocamento ao Atendimento Unisinos;
  • Emissão e entrega do atestado pela Unisinos, com retirada presencial no Atendimento, sem custo.

Para a emissão feita pela instituição, seria necessário que Universidade recebesse a lista de alunos aptos a obter a carteira, com o respectivo número de Registro Acadêmico ou outro documento para que pudessem ser identificados.

O DCE enviou esta lista nesta quinta-feira, 28 de agosto. Sendo assim, para auxiliar na produção das carteirinhas, a Universidade disponibilizou aos alunos a emissão gratuita do atestado de matrícula. Os beneficiados podem procurar o Atendimento Unisinos, a partir das 19h de hoje, no Centro Administrativo, conhecido como Redondo.

Quem preferir pode imprimir o atestado na página da Unisinos:

Segundo informação passada pelo DCE, a UNE (União Nacional dos Estudantes) estará em frente ao Diretório nos dias 28 e 29 de agosto, das 19h às 22h30, para receber os comprovantes de matrícula do semestre vigente dos alunos.

Confira os contemplados pelo benefício na página da Metroplan.