Escola de Direito da Unisinos promove a palestra “Diálogos: A Universidade Alemã”

Evento vai abordar o intercâmbio e as diferenças e semelhanças entre as universidades alemãs e brasileiras

Crédito: Divulgação

No dia 15 de julho, a Escola de Direito da Unisinos promoverá o evento “Diálogos: A Universidade Alemã”. A palestra será ministrada por Flávia Mädche, doutora em Ciências da Educação. Os professores Agueda Bichels e Clório Traesel serão os mediadores.

O encontro busca incentivar o contato do aluno com instituições de ensino internacionais. “A universidade constrói a cidadania e isso está presente em todos os espaços da vida. Especialmente na sociedade moderna, a universidade tem esse papel destacado”, explica Traesel.

Segundo o professor, o objetivo é promover, além da possibilidade do intercâmbio tradicional, a troca cultural e de ideias, observando um paralelo entre o funcionamento e papel das universidades brasileiras e as universidades alemãs de diferentes regiões. A palestra é promovida pelo curso de Direito, mas pode ser de interesse de todas as áreas da universidade, porque não entrará em debate as questões jurídicas, e sim a internacionalização do ambiente acadêmico.

O evento será realizado das 17h30 às 19h através da plataforma Teams. Gratuito para todos os públicos, o encontro fornecerá certificado de participação online, e contará como horas complementares. Os interessados em participar devem se inscrever entre os dias 1º e 11 de julho.

Projeto Diálogos

O encontro faz parte do projeto Diálogos. A iniciativa visa ampliar a interlocução do curso de Direito com outras áreas, promovendo conversas especiais para elucidar todas as oportunidades que a universidade oferece.

“Às vezes, as pessoas estão tão envolvidas com trabalhos e estudos formais que não têm espaço para participar de atividades mais amenas, muito importantes, porém mais informais”, atenta Agueda, ao comentar sobre a maneira como as conferências são pensadas – como uma alternativa para conhecimentos que ultrapassam as salas de aula convencionais.

A série de encontros já conversou sobre os desdobramentos do Direito em áreas como Geologia, Engenharia e História. “Aqui, cabe um agradecimento a todos os colaboradores, professores e colegas, pessoal de outras áreas, que têm se mostrado muito disponíveis e solícitos a colaborar com esses diálogos”, reconhece Traesel.