A Gestão de Compras tem perfil estratégico dentro das organizações. O profissional dessa área responsabiliza-se por uma série de processos integrados, tais como: identificar e selecionar fornecedores-chave; qualificar e adquirir produtos e serviços; determinar preços e prazos de entrega e alinhar e acompanhar demandas. Suas ações são voltadas à redução de custos e ao aumento da lucratividade da empresa, bem como ao alcance de melhorias operacionais.
Para seguir carreira nessa área, é importante que o comprador saiba maximizar a relação custo-benefício. O professor Alex Pipkin, coordenador do MBA em Gestão Estratégica em Compras, da Unisinos, destaca que o profissional deve empenhar-se em conhecer o mercado e as fontes de fornecimento, além de possuir habilidades técnicas, financeiras e de negociação. De acordo com ele, é preciso ter “visão sistêmica do negócio, capacidade empreendedora e de inovação, como também uma orientação para o atingimento de resultados”.
Segundo o docente, o mercado para o profissional de Compras é promissor, com salários variando entre R$ 5 mil (analista) e R$ 18 mil (gerente) por mês. Nesse meio, têm vantagem competitiva aqueles que conseguem integrar os departamentos organizacionais e estabelecer, desenvolver e manter relacionamentos duradouros com parceiros de negócios.
A formação acadêmica é outro diferencial. No MBA em Gestão Estratégica em Compras, o profissional é estimulado a pensar sistematicamente sobre processos e a identificar oportunidades nas cadeias de abastecimento das organizações. Por meio da experiência compartilhada entre docentes e estudantes, o curso – que é o único do Rio Grande do Sul e um dos poucos do Brasil nessa área – forma pessoas capazes de contribuir significativamente para o sucesso das instituições que representam.
Conheça outros cursos na área em: unisinos.br/mba.