Nessa sexta-feira, 22/2, às 9h30, a Unisinos entregou, à cidade de São Leopoldo, a reforma da Clínica Médica C2, primeiro espaço do Hospital Centenário a receber os alunos do curso de Medicina da Universidade. A obra integra o conjunto de investimentos da Unisinos previstos no Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes).
Com investimentos em torno de R$ 300 mil, a reforma incluiu a readequação da estrutura da Clínica Médica C2, a recuperação do piso, reboco e pintura das paredes, a recuperação do mobiliário, das louças dos sanitários, cerâmicas e azulejos, a substituição dos bate-macas de madeira por pvc, a adaptação de sanitário para pessoas com deficiência, a recuperação do Posto de Enfermagem, e a adequação das luminárias da rede elétrica e de gás. Também foi reformada uma área para criar um espaço de ensino dentro do hospital, com mobiliário e equipamentos multimídia.
O espaço reformado inclui 16 leitos para internação de pacientes. “Hoje estamos inaugurando esse espaço que concretiza uma parceria que está acontecendo desde 2017. É um pequeno passo desse grande projeto”, destacou a presidenta da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva.
Alguns estudantes de Medicina estiveram presentes na inauguração, acompanhados da coordenadora do curso. “Esse é um momento muito especial. Essa é uma entrega para os alunos e para comunidade de São Leopoldo. Esperamos que seja o primeiro de muitos espaços qualificados para o ensino e para assistência”, afirmou a coordenadora do curso de Medicina Cláudia Salles Stadtlober.
Durante a solenidade, o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, reafirmou o compromisso da Universidade com o município. “Nós da Unisinos renovamos o nosso carinho com a cidade de São Leopoldo. O curso de Medicina é um passo adiante na entrega da nossa Universidade para o povo. É um pequeno passo, mas passo por passo, nós vamos avançando em benefícios para o povo brasileiro e de São Leopoldo”, enfatizou.
O secretário da Saúde do Município, Ricardo Charão, falou que esse é o momento de começar a colher os frutos do trabalho que vem sendo feito desde 2017, e destacou que o hospital é referência para 18 municípios. “Aqui nós estamos trabalhando não só para o município de São Leopoldo, mas para toda a região que o hospital atende”, ressaltou.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, lembrou que a ideia do curso de Medicina teve o esforço de muitas mãos ao longo do processo e frisou que agora começamos a ter ações concretas. “Nós estamos solidificando a nossa parceira com a Universidade. Tenho certeza que a saúde de São Leopoldo se tornará referência no país inteiro nos próximos anos, tanto na questão de saúde preventiva quanto na área hospitalar”, afirmou.
Investimentos em Saúde
Desde que o curso de Medicina iniciou, os alunos têm desenvolvido atividades junto às Unidades Básicas de Saúde e a Universidade tem investido na infraestrutura desses espaços. Até o final do mês, mais uma entrega será feita, a do projeto piloto da UBS Cohab Feitoria, com a implantação de dois consultórios e uma sala de aula para 40 alunos. A ideia é replicar esse mesmo modelo em outras unidades do município. Este ano, são 217 alunos do curso de Medicina atuando junto à rede pública de saúde.
Desde 2017, a Unisinos investiu cerca de 1 milhão e 700 mil na saúde do município, contando horas de professores, bolsas em cursos da Universidade, consultorias, reforma na clínica médica do Hospital Centenário e a construção da sala de aula e dos consultórios na UBS Cohab Feitoria.
“A reforma da clínica médica no Hospital Centenário e a construção da estrutura na UBS Cohab Feitoria são as duas primeiras entregas em obras. Serão espaços de ensino e serviço, ou seja, teremos nossos alunos vivenciando na prática seu aprendizado ao mesmo tempo em que ajudamos a qualificar a saúde pública do município”, destacou o gerente administrativo da Graduação e coordenador do Projeto Estratégico de Ensino-Serviço em Saúde da Unisinos, Alexandre Wolffenbuttel.