A história do rock gaúcho é constituída de muitos pedaços. São registros e lembranças que embalaram os dias de quem viveu a intensidade das décadas de 80 e 90, com sua efervescência e criatividade musical.
Para falar dessa época e de tudo o que ela significou, músicos e apaixonados por rock se reuniram para escrever Fragmentos de memória do rock gaúcho. O projeto, constituído por uma coletânea de artigos com depoimentos envolvendo recordações do passado dos autores, busca traçar um panorama do rock no Rio Grande do Sul. A maioria das histórias retrata Porto Alegre, mas o interior do estado também surge, em particular com o relato de aspectos desse movimento musical na cidade de Santa Maria.
Fragmentos de memória do rock gaúcho faz parte do projeto Legends: Rock Gaúcho, da Sigmund Records, a gravadora experimental da Unisinos, e conta com Charles Di Pinto e Gustavo Borba como organizadores do livro. A equipe de autores traz ainda outros nomes de peso do cenário musical, são eles: Iglenho Bernardes (Porã), Jimi Joe, Fabrício da Silveira, Mauro Borba e Thedy Corrêa.
Os capítulos da publicação se dividem em Arqueologia do rock gaúcho; O rock gaúcho, o Bom Fim e o Brasil dos anos 1980; Rock grande de Santa Maria; Rock gaúcho 1984/1990; Anos dourados e delirantes; Uma trajetória muito particular pelos caminhos do rock gaúcho dos anos 1980.
O evento de lançamento desse projeto será dividido em três momentos: bate-papo sobre os anos 80, canja musical e coquetel. O vinil, que faz parte dessa ação, vai poder ser conferido no ano que vem. Não perca a oportunidade de fazer uma viagem no tempo para conhecer o que marcou o rock gaúcho e matar a saudade, neste sábado, na Livraria Cultura – Shopping Bourbon Country.
Programação:
19h30 – Lançamento do projeto Legends: Rock Gaúcho (livro, disco, documentário) e apresentação do making of
19h45 – Bate papo sobre rock anos 80 com Fabrício da Silveira e Mauro Borba
20h15 – Pocket Show, com Jimi Joe e convidados
20h45 – Coquetel