Familiares, amigos, professores e funcionários prestigiaram na noite da quinta-feira, 14, o desfile realizado pelos formandos do curso de Moda na Unisinos Porto Alegre. A atividade que faz parte do trabalho de conclusão de curso ocorre todos os semestres e apresenta três looks confeccionados por cada formando, além da exposição das peças autorais dos alunos.
Nesta edição 12 alunos desfilaram peças e trabalharam na produção e confecção dos looks. De acordo com a coordenadora do curso, Gisele Becker, além dos formandos, o evento envolve estudantes do início do curso, que trabalham na produção do evento e alunos do curso de Gastronomia, que recepcionam os convidados com um coquetel, o que faz que com que o evento seja um sucesso. “Agradeço imensamente aos alunos que se dedicaram muito ao longo do semestre e que estão há dois dias trabalhando na produção desse evento”, destacou Gisele.
Para ela, também é importante a parte da exposição, pois dá uma motivação a mais aos alunos. “A ideia sempre é fazer com que vocês tenham uma visibilidade com relação aos projetos, e não apenas a uma coleção bonita. Por isso a gente tem essa exposição montada”, ressalta.
A formanda Thainá Scherer apresentou sua coleção inspirada na moda masculina, público para o qual pretende produzir, porém acredita que deve atuar também em outras áreas para adquirir conhecimento e visibilidade. Ela está desde o início do semestre estudando para apresentar a coleção. “Tivemos alguns problemas no início, mas a coleção saiu. Foi uma experiência muito importante principalmente porque é uma área que quero seguir no futuro”, declarou Thainá.
No curso de moda, há diversas áreas onde os alunos podem atuar, a aluna Michele Boeira, autora da coleção Hybrid, conta que seu trabalho é voltado para a modelagem. Ela explica que todos os seus trabalhos não começaram com um desenho e sim com a modelagem. “O processo de desenvolvimento teve alguns rascunhos, mas depois foi colocado tudo em prática para depois ser finalizado”, explica. Sobre a escolha da sua coleção, ela conta que a intenção é mostrar como os looks conversam entre entre si. “A primeira peça é branca, depois vem a peça rosa e depois a preta, sendo que a que ficou exposta é uma peça cinza com pregas, e todas elas conversam entre si pela questão de recorte, com questões de Ilhós.” finaliza.
Na oportunidade, a coordenadora Gisele, ressaltou as diferentes parcerias que o curso de moda fez durante o ano e entregou a premiação aos alunos que participaram do concurso de estamparia, realizado juntamente com A.Mascarello, cujo o tema era Outubro Rosa. Elisa de Sá e Dandara Almeida, foram as vencedoras do concurso e receberam 10 e 5 metros de tecido, respectivamente, com a estampa projetada para o concurso.