Desafio Moving the Cities 2020 está com inscrições abertas

Evento dedicado ao intercâmbio de conhecimento vai propor soluções para o futuro em dez dias de atividades

Crédito: Agexcom

Em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), colaborar e inovar são palavras que cada vez mais estão sendo incorporadas ao nosso dia a dia. Com o objetivo de desenvolver soluções através da cooperação internacional e intercultural entre ciência, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade, a terceira edição do Desafio Moving the Cities está com inscrições abertas. O evento, que ocorre de 20 a 29 de novembro, de forma online, é dedicado a acadêmicos de universidades da Alemanha, do Brasil, do Chile, da Colômbia, da Inglaterra e dos Estados Unidos. As inscrições estão abertas até o dia 21 de outubro, pelo site oficial do desafio.

Crédito: Pedro Barbosa / A edição 2019 do evento ocorreu no Tecnosinos, em São Leopoldo

Uma das organizadoras do desafio, a coordenadora do curso de Engenharia de Materiais e Engenharia Biomédica da Unisinos, Tatiana Rocha, destaca a intenção de trabalhar temas globais de forma local, com times formados por universitários de diferentes países, que vão trabalhar de forma macro, mas propondo soluções que possam ser empregadas localmente. “O desafio é uma oportunidade para trabalhar com diferentes culturas e problemas. Para o aluno é uma chance que abre, podendo utilizar esse momento atípico como oportunidade para se desenvolver”.

De acordo com a diretora de inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, o desafio trata de desenvolver competências fundamentais relacionadas ao futuro do trabalho destes jovens envolvidos: capacidade de lidar e resolver problemas, inovar, interagir globalmente, entre outras. “É uma experiência única de integração e de vivência destes jovens com três ecossistemas altamente qualificados em inovação: Unisinos, PUCRS e Ufrgs”.

Para o Agente de Inovação da Escola Politécnica da PUCRS, Fernando Lemos, é uma grande oportunidade para a comunidade participar de um evento global. Os alunos das três instituições atuarão em conjunto e com alunos de universidades do exterior. “A colaboração está no cerne da Aliança para Inovação e as Escolas da PUCRS acreditam e atuam para isso, unindo forças e conhecimentos para promover o desenvolvimento de soluções e negócios para a sociedade”.

Segundo a Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flavia Fiorin, o Moving Cities, além de ser uma oportunidade de conexão global para os alunos, é um exemplo da força do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, que atua em conjunto para promover o desenvolvimento de talentos inovadores na região.

O diretor da Escola de Engenharia da Ufrgs, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, destaca a ligação institucional entre as universidades através da Aliança para Inovação. “O convênio é um movimento importante para que possamos trocar experiências com redes internacionais e fomentar alguns valores que queremos para o ensino inovador: programa de inovação, projetos internacionais e cooperação”. Para ele, o desafio vai enriquecer o trabalho dos estudantes, que podem utilizar a energia criativa para buscar soluções para a sua cidade. “Será uma experiência enriquecedora, em termos de colaboração com culturas diferentes, trabalhar e se adaptar em times”, destaca.

Durante o desafio, os times recebem mentorias, em sessões online, sobre modelagem de negócios, inovação, mercado e tecnologia de profissionais da Alemanha, do Brasil, do Chile, da Colômbia, da Inglaterra e dos Estados Unidos.

O Desafio Moving the Cities 2020 é uma iniciativa idealizada pela Unisinos em parceria com o UAS7 e a FH-Münster para promover o desenvolvimento de soluções através da cooperação internacional e intercultural entre ciência, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade. A ação está em acordo com o contexto da Aliança para Inovação, uma articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos para potencializar iniciativas de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento. Em sua terceira edição, conta com a participação da Coventry University, DWIH, Escola de Engenharia – UFRGS, Escola Politécnica – Unisinos, Fraport, Inacap, PUCRS, SAP, Tecnosinos, Tecnopuc, UAS7, Universidad de Santiago de Chile – USACH, Universidade Pontifícia Bolivariana e University of Pittsburgh.

SAIBA MAIS E PARTICIPE

A programação completa do desafio está à disposição no site do evento. As inscrições estão abertas até o dia 21 de outubro.

• O quê: Desafio Moving the Cities 2020
  • Quando: 20 a 29 de novembro de 2020.
  • Carga horária: 55 horas.
  • Quem pode participar: Estudantes de Graduação.
  • Onde: Evento online.
  • Inscrições: Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível aqui (http://bit.ly/movingthecities2020), até 21/10/2020. Serão selecionados para participar da atividade até 20 (vinte) estudantes de graduação de cada uma das instituições brasileiras participantes.
  • Investimento: gratuito.
  • Realização: Aliança para Inovação, Coventry University, DWIH, Escola de Engenharia – UFRGS, Escola Politécnica – UNISINOS, FH-Münster, Fraport, INACAP, PUCRS, SAP, Tecnosinos, Tecnopuc, UAS7, Universidad de Santiago de Chile – USACH, Universidade Pontifícia Bolivariana e University of Pittsburgh.