Estudante do curso de Matemática leva medalha de bronze em Olimpíada Nacional 

Natália Bernardo é estudante do 8º semestre e está garantida na Olimpíada Brasileira de Matemática Universitária

Crédito: divulgação

A estudante do 8º semestre do curso de Licenciatura em Matemática – EAD, Natália Bernardo, conquistou a medalha de bronze, tendo a melhor nota do RS, na Elon Lages Lima, uma Olimpíada de Matemática Universitária em nível nacional organizada pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática. Com a conquista, a estudante está garantida na Olimpíada Brasileira de Matemática Universitária – OBMU. 

Natália afirma que já conhecia a prova, mas nunca havia participado. “Contudo, participei durante todo o meu ensino fundamental e médio da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, na qual fui premiada seis vezes e tive a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica e do Programa Mentores da OBMEP, ambos exclusivos para premiados na olimpíada, no qual aprendi durante todos esses anos diversos conteúdos olímpicos”, recorda. 

Em janeiro deste ano, a convite da coordenação do curso de Matemática, Natália teve a oportunidade de atuar como voluntária da 27ª Semana Olímpica, um evento nacional que recebe os premiados da OBM para uma semana de aulas intensivas de matemática olímpica e encerra com a cerimônia de premiação, que ocorre anualmente em diversos lugares do Brasil e esse ano aconteceu em Bento Gonçalves/RS. “Nessa semana, eu conheci muitas grandes personalidades da matemática no Brasil que me inspiraram muito, e participei das aulas junto com os premiados na ocasião de voluntária, pois monitorava as turmas. Neste evento, descobri que eu tinha mais uma chance de participar da OBM, no nível universitário”, completa a estudante.  

Para isso, precisava ser premiada na Competição Elon Lages Lima de Matemática. “Então a preparação para a Competição ocorreu já nas aulas da Semana Olímpica, guardei materiais e quando cheguei em casa já comecei a organizar meu material de estudos. Outro elemento fundamental para a minha preparação foram os materiais de aula do Curso de Matemática da Unisinos, que são de excelente qualidade e condizentes com os conteúdos da prova. Além disso, os professores sempre indicam a bibliografia utilizada para a elaboração dos seus materiais, e materiais extras para o aprofundamento dos conhecimentos e se colocam à disposição para tirar dúvidas, o que ajudou muito no aprofundamento dos assuntos e o preparo para a prova. E assim, alinhei as disciplinas do curso com o meu preparo para a competição”, explica Natália. 

A aluna do curso de Matemática afirma que a Unisinos foi fundamental para este reconhecimento, pois deu todo o incentivo e oportunidades para se preparar para a competição e aprofundar seus estudos. Além disso, sou muito grata ao professor Rogério Steffenon, coordenador do Curso de Matemática, pois graças a ele e por acreditar nesta estudante, todas estas oportunidades foram possíveis e tive um excelente direcionamento para os meus estudos, tanto da graduação, quanto para olimpíadas e futuros ingressos em cursos de mestrado”. 

Para o próximo desafio, a OBMU, Natália diz já ter acessado e estudado várias questões e tem ciência de que o grau de dificuldade aumenta muito, inclusive pelo fato da próxima prova ser discursiva e algumas questões envolverem provas formais de determinadas assertivas, e assim exigir dos candidatos um vasto conhecimento dos conteúdos e teoremas. “Logo, estou bastante animada para participar pela primeira vez desta olimpíada tão tradicional para a Matemática Brasileira e com um foco ainda maior nos estudos para chegar na prova com todo o meu repertório olímpico”, declara. 

O coordenador do curso, Rogério Steffenon, explica que o curso é de Licenciatura e, geralmente, os alunos que mais se destacam nas Olimpíadas são estudantes com uma trajetória olímpica extensa e alunos de Bacharelado. “A prova traz conteúdos de matemática pura, o que não é o foco de um curso Licenciatura, onde o objetivo principal é a formação de professores. A conquista da nossa aluna mostra a excelência do Curso de Licenciatura em Matemática da Unisinos”, finaliza o professor. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar