Tendências da Longevidade foi o tema do Unisinos HUB

Em 2045 metade da população será idosa e o mercado precisa se preparar para isso

Crédito: Matheus N. Vargas

No dia 5 de novembro, no campus de Porto Alegre, ocorreu o Unisinos HUB: Tendência da Longevidade. O encontro contou com palestras sobre empreendedorismo, economia e saúde de pessoas com mais de 50 anos.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), hoje, 54 milhões de brasileiros tem mais de 50 anos e, em 2045, metade da população será idosa. A inversão na pirâmide demográfica no Brasil impactará profundamente em temas como aposentadoria, longevidade saudável e ativa e novos hábitos.

A fundadora da Casa de Assessoria Desenvolvimento Humano, Monica Riffel, uma das palestrantes do HUB, explicou que pessoas com mais de 50 anos representam a 3ª maior economia do mundo. “Então, se o mundo será dos grisalhos, precisamos entender o comportamento deles e pensar em marcas, produtos, serviços e negócios que atendam a esse público”, comentou.

Crédito: Matheus N. Vargas

Segundo Monica, as pessoas passaram a ter uma perspectiva de vida maior e com qualidade em função de muitos avanços da medicina. “Muitos praticam esportes, viajam pelo mundo, optam por trabalhar com voluntariado e mentoria e outros tantos, passam a empreender em sonhos que foram deixados de lado”, disse.

Monica acredita que hoje, aposentar-se não é sinônimo de ir para os aposentos, há muito para se fazer, aproveitar e interagir. “No entanto, o mercado sempre focou nos jovens, que por sua vez, também mudaram seus hábitos de consumo. Por exemplo, hoje não existe mais o desejo de comprar o primeiro carro, eles andam de aplicativo, não se interessam em comprar seu imóvel, pois vivem cada vez mais dentro da casa dos pais ou ganham o mundo”, opinou.

Dessa forma, segundo a palestrante, o consumo estará nas mãos de pessoas com mais de 60 anos, que buscam por serviços diferenciados e de experiências significativas, tendo em vista sua trajetória de vida e maturidade. “É preciso pensar em ambientes, sinalizações, atendimento e produtos que atraiam essas pessoas para novas experiências”.

Crédito: Matheus N. Vargas

Curso de Extensão em Business 50+

O mercado da longevidade vai longe. Essa economia é um gigante do mercado global em consumo de produtos e serviços. As pessoas estão vivendo mais. Esse mercado faz emergir uma nova economia repleta de oportunidades e tendências de negócios que buscam gerar produtos e serviços que promovam a qualidade de vida, lazer, cultura, tecnologia, saúde, diversão com vistas a gerar bem-estar emocional e físico.

Novos nichos precisam ser criados para atender esta demanda latente na economia. Para entender melhor esse segmento, a Unisinos criou o Curso de Extensão em Business 50+.

Business 50+ terá como foco abordar o empreendedorismo voltado para a economia prateada, apresentando os cenários em decorrência da inversão da pirâmide demográfica. Ele pode tanto despertar para quem já possui um negócio, até mesmo para quem gostaria de empreender e não tem ideia onde direcionar.

Se interessou? As aulas iniciam em 2/12/2019 e as inscrições devem ser feitas até 27/11. Alunos da graduação podem fazer gratuitamente através do LAB.

Para mais informações, clique aqui.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar