Abertura do Programa Residência

Participantes colocarão em prática tudo o que aprenderam na graduação

Crédito: Rodrigo W. Blum

Ocorreu essa semana a abertura do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência Médica, uma realização da Escola de Saúde junto com a Unidade Acadêmica de Graduação – UAGRAD. O projeto é uma parceria da Universidade com a Secretaria de Saúde dos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Sapiranga e Porto Alegre.

Segundo a coordenadora da Residência Multiprofissional, Vania Celina, o programa fortalece parcerias com os municípios buscando aperfeiçoar as práticas profissionais na Rede de Atenção à Saúde no contexto do Sistema Único. “Propicia a formação na modalidade ensino-serviço que promove mudanças no cenário sócio epidemiológico; transforma realidades, contribuindo para o fortalecimento do SUS”.

O objetivo do projeto é formar, através de conceitos e orientações do SUS, residentes de saúde com competências éticas, técnicas e políticas. Também, desenvolver um lado humano nos participantes, importante fator para profissionais que lidam com essa área. Com esses conceitos como base, a saúde pública irá receber pessoas capacitadas que visam um melhor atendimento para a população.

Ao todo, 39 profissionais irão compor o Programa que é dividido entre as Residências Multiprofissionais em Atenção Básica, Saúde Mental e a Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade.

Para a psicóloga Débora Martins, participar do programa traz um outro jeito de olhar a profissão. “Além de desenvolvermos uma afinidade com o SUS, acontecem trocas de experiências com colegas de outros núcleos”, explicou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A enfermeira Kalinca Severo reforça o fato de trocar ensinamentos com profissionais de outras áreas. “O fato de trabalharmos em outras áreas além das nossa nos qualifica ainda mais”, completou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Participando de sua segunda Residência, a enfermeira Amanda Pontin conta que o programa agrega muito à graduação.“A primeira que eu participei foi de Atenção Básica, hoje estou na de Enfermagem, estou absorvendo muito conhecimento”, finalizou.