Escola Politécnica tem Projeto selecionado no Programa Hackers do Bem 

O jogo educativo terá como objetivo capacitar estudantes e profissionais em tarefas relacionadas à segurança da informação

Crédito: Shutterstock

Coordenado pelo professor Luciano Ignaczak, o projeto GT-IR: We Got Hacked, foi selecionado no Hackers do Bem, programa que pretende revolucionar o mercado de proteção de dados. Trata-se de um simulador de incidentes de cibersegurança, que prepara os participantes para responder a ameaças reais, promovendo aprendizado focado em resposta a incidentes.    

Segundo Ignaczak, o jogo educativo terá como objetivo capacitar estudantes e profissionais em tarefas relacionadas à segurança da informação, mais especificamente, na área de resposta a incidentes cibernéticos.  “Muitas organizações mantêm times de resposta a incidentes, os quais são responsáveis por identificar ocorrências de segurança cibernética e implementar ações para contenção dos impactos e retorno da infraestrutura computacional à normalidade”, completa. 

O professor explica que um dos eixos temáticos do edital era o desenvolvimento de jogos. “O corpo docente do curso de Segurança da Informação busca constantemente instrumentos que possam apoiar o ensino e engajar os estudantes em sua trajetória acadêmica. A partir de conversas com professores do colegiado, eu decidi escrever um projeto para o desenvolvimento de um jogo para ensino das atividades de resposta a incidentes. Por se tratar de um jogo, o projeto será conduzido em parceria com o Atomic Rocket Entertainment, estúdio vinculado ao curso de Jogos Digitais”. 

O coordenador do Atomic Rocket Entertainment e professor da Escola Politécnica, Maurício Gehling, conta que este projeto representa uma excelente oportunidade para contribuir com o treinamento em cibersegurança no Brasil, além de proporcionar visibilidade ao estúdio Atomic e, por consequência, ao curso de Jogos Digitais. “Ele é relevante não apenas para capacitar e conscientizar sobre questões de segurança digital, mas também para demonstrar o potencial dos jogos digitais como ferramenta de engajamento na educação”, afirma Maurício. 

Para o decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo, a aprovação do projeto é de grande importância para a Escola, tanto pelo seu ineditismo como pela abrangência de aplicação que ele terá. “Trata-se também de um reconhecimento externo das potencialidades e da capacidade da Escola Politécnica nesta área estratégica que é a Segurança Digital. Possui uma capacidade grande de contribuição para o contexto regional e nacional, gerando impacto positivo a partir das ações de geração de conhecimento da Escola”, finaliza Sandro.  

Atomic Rocket Entertainment 

O Atomic Rocket Entertainment é o estúdio de desenvolvimento de jogos da graduação de Jogos Digitais da Unisinos. No laboratório é possível trabalhar com criação e desenvolvimento de jogos digitais que são encomendados por clientes internos e externos à universidade. Dessa forma os alunos têm contato direto com o mercado. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar