Escola de Gestão e Negócios tem projeto contemplado em Edital 

A proposta busca compreender como enchentes e secas interferem diretamente na atividade econômica local

Crédito: Shutterstock

Projeto da Escola de Gestão e Negócios, Economia em Tempos de Desastres, foi contemplado no Edital da Fapergs. Além de analisar os impactos dos eventos climáticos extremos na economia dos municípios do Rio Grande do Sul, a proposta busca compreender como enchentes e secas interferem diretamente na atividade econômica local. 

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia e um dos responsáveis pelo projeto, Magnus dos Reis, conta que a ideia surgiu a partir da recorrência e da intensidade crescente dos desastres naturais no estado. “Entre 2002 e 2023, o Rio Grande do Sul registrou prejuízos econômicos superiores a R$ 120 bilhões relacionados a esses eventos. Diante dessa realidade, surgiu a necessidade de investigar de forma sistemática os efeitos econômicos provocados pelos desastres, oferecendo subsídios para o aprimoramento de políticas públicas de prevenção e adaptação”, explica. 

“A Unisinos reafirma, com este projeto, seu papel como instituição voltada à produção de conhecimento relevante e socialmente comprometido. Diante do cenário de mudanças climáticas e seus efeitos concretos sobre a economia gaúcha, especialmente nos municípios mais vulneráveis, é fundamental que a universidade contribua com diagnósticos rigorosos e propostas de solução baseadas em evidências”, afirma o professor. 

  • Entre as principais entregas previstas do projeto estão: 
  • a criação de um índice municipal de atividade econômica; 
  • a análise do impacto de eventos extremos sobre a economia local; 
  • a produção de recomendações para políticas públicas que aumentem a resiliência dos municípios; 
  • a elaboração de artigos científicos e relatórios com ampla divulgação para gestores públicos, pesquisadores e sociedade civil. 

Também participam do projeto os professores Raquel Pontes, Marcos Lélis, a doutoranda Bruna Fontela e o egresso do PPG em Economia, Manoel Franco.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar