Escola de Gestão e Negócios desenvolve dois projetos voltados à comunidade

Educação financeira e auxílio a empresas que desejam se reinventar são os temas de SUFIN e RE-LAB

Desde o início da pandemia, a Escola de Gestão e Negócios da Unisinos vem criando iniciativas para auxiliar estudantes e a comunidade em geral com educação financeira e mentoria em negócios. O projeto SUFIN propõe um espaço colaborativo em que ocorrem mentorias e oficinas para os interessados aprimorarem seus conhecimentos sobre Finanças Pessoais. Já o RE-LAB, visa auxiliar na transformação de negócios para um futuro mais inovador, digital, humano e sustentável, a partir de mentorias e oficinas. As duas iniciativas são gratuitas, abertas à comunidade e estão com inscrições abertas. Clique na página do projeto e se inscreva SUFIN e RE-LAB.

SUFIN – Espaço de Sustentabilidade Financeira

O projeto tem o objetivo de ajudar as pessoas com educação financeira, um assunto ainda muito delicado. A ideia é desvendar os questionamentos sobre a forma ideal de estruturar um planejamento financeiro e como lidar com investimentos. “Pensando nessa necessidade, aliada a idealização de construir um espaço na Universidade em que seja possível compartilhar conhecimento sobre o tema e orientar alunos e comunidade, atingidos financeiramente pelo evento negativo do Covid-19, surgiu a motivação para esse projeto”, conta a coordenadora do SUFIN, Emanuelle Smaniotto.

Crédito: Divulgação

O projeto é uma iniciativa vinculada à Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, que visa auxiliar na transmissão de conhecimento sobre finanças pessoais, de forma sustentável e descomplicada. “Um dos diferenciais do SUFIN é a mentoria individualizada e totalmente personalizada, desta forma conseguimos atender pessoas que desejam um conhecimento básico de finanças e, também, pessoas que possuem dúvidas sobre investimentos específicos”, explica Emanuelle.

Segundo a professora, além de auxiliar na transmissão de conhecimento sobre o assunto, o projeto passa a contar, a partir deste semestre, com um repositório de materiais exclusivo e um canal de podcasts. “A partir de setembro, iniciaremos as oficinas que constituem um momento de aprendizado e integração de todos os participantes. Entendemos que a integração é muito válida para o aprendizado de finanças, pois compartilhar dicas e experiências enriquece a todos”, destaca.

O projeto, que nasceu no primeiro semestre de 2020, com o nome de Mentoria em Finanças Pessoais, migrou para SUFIN – Espaço de Sustentabilidade Financeira. A principal mudança é que agora o atendimento é aberto ao público externo e não apenas à comunidade acadêmica. “A iniciativa se dirige a qualquer pessoa que deseje aprimorar seus conhecimentos em finanças. Se tem dúvidas de como iniciar um planejamento financeiro, não sabe como lidar com crise, ou já domina a organização financeira, mas tem dúvidas sobre investimentos, pode se inscrever”, enfatiza Emanuelle.

Para a coordenadora, o projeto traz uma relação de ganha-ganha. “Nossos alunos ganham em poder colocar seus conhecimentos em prática, e as pessoas atendidas ganham em relação ao conhecimento obtido,” afirma. O grupo de estudantes voluntários conta com alunos da graduação e da pós-graduação de todos os cursos da Escola de Gestão e Negócios. “Na primeira fase, foram 25 voluntários e 100 alunos atendidos. Nessa segunda fase, teremos 40 voluntários e esperamos atender um número ainda maior de pessoas. Para um atendimento individualizado, as mentorias são indicadas”, finaliza a coordenadora do projeto.

As inscrições para quem deseja ser voluntário vão até 22 de março. Já quem deseja a mentoria, pode se inscrever livremente durante o ano de 2021.

RE-LAB – Laboratório de Reinvenção de Negócios

O RE-LAB surgiu a partir do Projeto GIL Pequenos Negócios. “Em março, diante dos efeitos negativos causados pelo Covid-19 aos pequenos negócios, criamos uma iniciativa formada por alunos e professores do curso Gestão para Inovação e Liderança – GIL, para oferecer mentorias gratuitas em gestão. A partir de dois ciclos bem sucedidos, entendemos que, mais do que nunca, os negócios precisam se reinventar e estar preparados para um novo contexto. Diante disso, surgiu o RE-LAB – Laboratório de Reinvenção de Negócios”, explica Bruno Bittencourt, um dos coordenadores do projeto.

Crédito: Divulgação

O objetivo do RE-LAB é auxiliar na transformação de negócios para o futuro. “Buscamos auxiliar os negócios através de mentorias de modelo de negócios, metodologias ágeis e posicionamento digital. E, também, através das oficinas de mapeamento e gestão de risco, e competências para inovação, descomplicando dados para gestão, construção de propósito, impacto socioambiental e growth hacking”, enfatiza Bruno.

Segundo o professor, o RE-LAB se diferencia por ser um projeto voltado para as empresas que desejam estar preparadas para o futuro. “Como diferencial, trabalhamos com o atendimento personalizado nas mentorias, que ocorrem a partir de quatro encontros virtuais. O projeto conta com um grupo selecionado de professores, alunos de graduação, pós-graduação e especialistas de mercado”, destaca Emanuelle Smaniotto, também coordenadora do RE-LAB.

O projeto é um laboratório experimental de aprendizagem e conexão universidade-empresa, em que os alunos ganham ao colocarem seus conhecimentos em prática e as empresas atendidas ganham em relação ao conhecimento obtido. “A iniciativa se dirige a empresas de pequeno ou médio porte, que desejem se reinventar. Na primeira fase, contamos apenas com professores e alunos do GIL e atendemos 67 empresas. Na segunda fase contamos com estudantes do GIL e dos programas de pós-graduação da Escola de Gestão e Negócios e atendemos 45 empresas. Nesta próxima fase, agora como RE-LAB, contaremos com estudantes de graduação e pós-graduação de todos os cursos da Escola de Gestão e Negócios e pretendemos atender ainda mais empresas” encerra a coordenadora.

As inscrições para quem deseja ser voluntário vão até dia 29 de março.

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