A Escola da Indústria Criativa da Unisinos (EIC) apresentou, na última terça-feira (19/11), seu novo posicionamento para o período 2025-2028. Em evento realizado na Torre Educacional (TEDU), no campus de Porto Alegre, professores, funcionários e integrantes da administração da Universidade puderam conferir quais serão a missão, visão e os valores a serem buscados pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação e por projetos e ações da Escola nos próximos quatro anos.
A decana da EIC, Laura Dalla Zen, que conduziu o evento, iniciou apresentando o processo que levou ao resultado apresentado. Foram realizadas mais de 38 horas de entrevistas individuais com integrantes da Escola para um primeiro diagnóstico. Também for organizado um workshop com professores e pessoas externas à Universidade, com o objetivo de pensar iniciativas para a Escola lidar com desafios do futuro e criar alternativas desejáveis. Quem conduziu esse encontro foi o egresso do curso de Publicidade e Propaganda, Kim Trieweiler.
Olhar para o futuro
Especializado em estudos de futuros, Trieweiler explicou que o workshop tinha como objetivo pensar em iniciativas e elementos necessários para a Escola da Indústria Criativa lidar com os próximos desafios. O encontro foi organizado em três grandes momentos: discutir e olhar para o futuro, olhar e entender escolas criativas de todos os cantos do mundo e analisar o presente da EIC. “Ficou evidenciado que a EIC precisa principalmente de pessoas no centro, e que tenham vontade de dialogar e afetar o mundo”, observou Trieweiler.
O resultado desse movimento foi compartilhado com a reitoria, corpo docente e funcionários da EIC. Laura agradeceu as pessoas que a acompanharam o processo. “A gente tem um grupo muito forte, em especial os coordenadores, que querem fazer diferente e seguir fazendo, além do Conselho, que foi muito atuante em 2024”, elogiou.
Missão, visão e direcionadores
Após os resultados do workshop, foram determinadas missão e visão da Escola, assim como seus direcionadores.
MISSÃO
Formar pessoas e construir relações que, pela ação artística, científica e tecnológica, façam do mundo um lugar pensante, acolhedor e feliz.
VISÃO
Ter relevância e valor para a sociedade por meio da produção de conhecimento em Comunicação, Artes, Design e Moda.
DIRECIONADORES
- aula como espaço de produção de sentido, bem-estar e pertencimento;
- produção e mobilização ética das tecnologias para a criação de futuros desejáveis;
- diversidade de saberes, conhecimentos e opiniões como potencial criativo (e necessário) de diálogos;
- inclusão como atitude ética e política para a criação de contextos mais humanos e sustentáveis;
- afirmação da dimensão democrática e transformadora da indústria criativa para a humanização (e alegria) do mundo.
Para ajudar no entendimento dos direcionadores, os professores e profissionais envolvidos nas discussões do novo posicionamento da Escola da Indústria Criativa elaboraram a seguinte passagem textual, com um caráter brincante:
Se a água acaba, a gente serve;
Se a tecnologia afasta, a gente junta;
Se o olhar reduz, a gente expande;
Se o mundo excluí, a gente abraça;
Se a vida esfria, a gente ferve;
Escola da Indústria Criativa
Se não dá, a gente cria.
O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Guilherme Trez, salientou que a direção que a EIC definiu para o futuro vem ao encontro do que a Universidade mais preza no momento: fazer a diferença na sociedade. Para Trez, a Unisinos tem que se transformar, cada vez mais, em uma universidade onde os alunos querem estudar, os professores querem trabalhar, e com quem as empresas querem fazer seus projetos. “E, para isso, nós temos que criar escolas fortes, escolas que se comuniquem e que se diferenciem. Que cada uma tenha, no seu movimento, a sua identidade. Que cada uma consiga trabalhar e se articular com a sociedade”, destacou.
Nova modalidade do PPG em Design e homenagens a professores
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design, Guilherme Meyer, foi convidado a apresentar detalhes quanto à alteração da modalidade do programa, de “acadêmico” para “profissional”. “Essa alteração possibilita a ampliação quanto aos focos de trabalho do PPG em relação às temáticas que são desenvolvidas no curso, mas especialmente em relação à formação do aluno que entra no mestrado ou no doutorado”, enfatizou.
Conforme explicou Meyer, o curso, iniciado em 2006, e agora na modalidade profissional, amplia também o foco para todos os escopos da inovação. “Esse processo de transformação é saudável para o curso, porque o design é uma área que é alicerçada num paradigma transformativo”, avaliou.
Ao final do evento, os professores José Reckziegel e Ione Bentz foram homenageados por seus jubilamentos, diante dos anos de dedicação e trabalho para a Universidade. Zé, como é conhecido por todos, completou 43 anos como professor do curso de Publicidade e Propaganda, e Ione, atualmente professora do PPG em Design, atua na Unisinos há 30 anos, e já foi diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação. Ambos encerram seus ciclos como professores ao final deste semestre, deixando muitas conquistas coletivas e saudades entre os colegas e estudantes.