Escola da Indústria Criativa apresenta seu novo posicionamento estratégico  

Direcionadores vão guiar atividades dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, além de projetos e ações da Escola

Crédito: Luiza Bazzo Guimarães

A Escola da Indústria Criativa da Unisinos (EIC) apresentou, na última terça-feira (19/11), seu novo posicionamento para o período 2025-2028. Em evento realizado na Torre Educacional (TEDU), no campus de Porto Alegre, professores, funcionários e integrantes da administração da Universidade puderam conferir quais serão a missão, visão e os valores a serem buscados pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação e por projetos e ações da Escola nos próximos quatro anos. 

A decana da EIC, Laura Dalla Zen, que conduziu o evento, iniciou apresentando o processo que levou ao resultado apresentado. Foram realizadas mais de 38 horas de entrevistas individuais com integrantes da Escola para um primeiro diagnóstico. Também for organizado um workshop com professores e pessoas externas à Universidade, com o objetivo de pensar iniciativas para a Escola lidar com desafios do futuro e criar alternativas desejáveis. Quem conduziu esse encontro foi o egresso do curso de Publicidade e Propaganda, Kim Trieweiler. 

Crédito: Diego Muniz da Silva

Olhar para o futuro 

Especializado em estudos de futuros, Trieweiler explicou que o workshop tinha como objetivo pensar em iniciativas e elementos necessários para a Escola da Indústria Criativa lidar com os próximos desafios. O encontro foi organizado em três grandes momentos: discutir e olhar para o futuro, olhar e entender escolas criativas de todos os cantos do mundo e analisar o presente da EIC. “Ficou evidenciado que a EIC precisa principalmente de pessoas no centro, e que tenham vontade de dialogar e afetar o mundo”, observou Trieweiler. 

O resultado desse movimento foi compartilhado com a reitoria, corpo docente e funcionários da EIC. Laura agradeceu as pessoas que a acompanharam o processo. “A gente tem um grupo muito forte, em especial os coordenadores, que querem fazer diferente e seguir fazendo, além do Conselho, que foi muito atuante em 2024”, elogiou. 

Crédito: Diego Muniz da Silva

Missão, visão e direcionadores 

Após os resultados do workshop, foram determinadas missão e visão da Escola, assim como seus direcionadores.  

MISSÃO 

Formar pessoas e construir relações que, pela ação artística, científica e tecnológica, façam do mundo um lugar pensante, acolhedor e feliz. 

VISÃO 

Ter relevância e valor para a sociedade por meio da produção de conhecimento em Comunicação, Artes, Design e Moda. 

DIRECIONADORES  

  • aula como espaço de produção de sentido, bem-estar e pertencimento; 
  • produção e mobilização ética das tecnologias para a criação de futuros desejáveis; 
  • diversidade de saberes, conhecimentos e opiniões como potencial criativo (e necessário) de diálogos; 
  • inclusão como atitude ética e política para a criação de contextos mais humanos e sustentáveis; 
  • afirmação da dimensão democrática e transformadora da indústria criativa para a humanização (e alegria) do mundo. 

Para ajudar no entendimento dos direcionadores, os professores e profissionais envolvidos nas discussões do novo posicionamento da Escola da Indústria Criativa elaboraram a seguinte passagem textual, com um caráter brincante: 

Se a água acaba, a gente serve; 

Se a tecnologia afasta, a gente junta; 
Se o olhar reduz, a gente expande; 

Se o mundo excluí, a gente abraça; 

Se a vida esfria, a gente ferve; 

Escola da Indústria Criativa 

Se não dá, a gente cria. 

O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Guilherme Trez, salientou que a direção que a EIC definiu para o futuro vem ao encontro do que a Universidade mais preza no momento: fazer a diferença na sociedade. Para Trez, a Unisinos tem que se transformar, cada vez mais, em uma universidade onde os alunos querem estudar, os professores querem trabalhar, e com quem as empresas querem fazer seus projetos. “E, para isso, nós temos que criar escolas fortes, escolas que se comuniquem e que se diferenciem. Que cada uma tenha, no seu movimento, a sua identidade. Que cada uma consiga trabalhar e se articular com a sociedade”, destacou. 

Crédito: Luiza Bazzo Guimarães

Nova modalidade do PPG em Design e homenagens a professores 

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design, Guilherme Meyer, foi convidado a apresentar detalhes quanto à alteração da modalidade do programa, de “acadêmico” para “profissional”. “Essa alteração possibilita a ampliação quanto aos focos de trabalho do PPG em relação às temáticas que são desenvolvidas no curso, mas especialmente em relação à formação do aluno que entra no mestrado ou no doutorado”, enfatizou. 

Conforme explicou Meyer, o curso, iniciado em 2006, e agora na modalidade profissional, amplia também o foco para todos os escopos da inovação. “Esse processo de transformação é saudável para o curso, porque o design é uma área que é alicerçada num paradigma transformativo”, avaliou. 

Crédito: Luiza Bazzo Guimarães

Ao final do evento, os professores José Reckziegel e Ione Bentz foram homenageados por seus jubilamentos, diante dos anos de dedicação e trabalho para a Universidade. Zé, como é conhecido por todos, completou 43 anos como professor do curso de Publicidade e Propaganda, e Ione, atualmente professora do PPG em Design, atua na Unisinos há 30 anos, e já foi diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação. Ambos encerram seus ciclos como professores ao final deste semestre, deixando muitas conquistas coletivas e saudades entre os colegas e estudantes. 

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