Encontro de Abertura do Semestre Letivo 2025/1 

Crédito: Rodrigo W. Blum

Com o tema Agir para Conquistar o Amanhã, o 36º Encontro de Abertura do Semestre foi realizado na manhã do último sábado, 29/03, no anfiteatro Pe. Werner, no campus de São Leopoldo. A recepção do público ocorreu com um café da manhã com o reitor, Pe. Sérgio Mariucci. A apresentação do encontro foi realizada pelo coordenador de facilities, Lenon Pinheiro.

No foyer do anfiteatro, os presentes puderam conferir a exposição Memórias Sedimentadas: barro sobre escombros com obras do artista Feu Cardoso, egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos. A exposição retrata sobreviventes da inundação das enchentes de maio de 2024. As obras foram criadas com fragmentos de móveis recolhidos das áreas atingidas e a lama da destruição foi utilizada para construir as imagens. A decana da Escola da Indústria Criativa, Laura Dalla Zen, apresentou a atração cultural. Ao longo do encontro, Feu produziu uma obra que ficou de presente para a Universidade.

Na sequência, em sua fala de abertura, o reitor agradeceu a comunhão de fé e oração pela recuperação do Papa Francisco, que traz a mensagem de reconciliação com a nossa Casa Comum.  Pe. Sérgio encerrou esse primeiro momento recordando a campanha da Fraternidade deste ano, com o tema Fraternidade e Ecologia Integral – “Deus viu que tudo era muito bom” (Gênesis 1:31).

Perspectivas Acadêmicas 

Dando continuidade, subiu ao palco o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez, que discorreu sobre ações e resultados na perspectiva acadêmica. Na sequência, a diretora Acadêmica de Graduação, Paula Campagnolo, abordou dados da graduação e a implementação dos novos currículos. “Os indicadores mostram que essa mudança do currículo tem um efeito de aumentar o número de alunos em sala de aula”, afirmou. 

Para falar sobre a pesquisa e a pós-graduação, a diretora da área, Maura Corcini Lopes, subiu ao palco do Pe. Werner. Ela discorreu sobre o papel de importância da pesquisa para a sustentabilidade da Unisinos. “Eu quero destacar a ida e a vinda de alunos para a Universidade. Durante muito tempo nós enviamos alunos para universidades no exterior, esses números cresceram nos últimos anos. Com isso, o exterior também reconhece o valor do que produzimos na Unisinos e vem até aqui buscar conhecimento”, ressaltou. Ao encerrar, ela ainda agradeceu a todas as equipes envolvidas no lançamento do Realiza Unisinos Online, uma nova linha de cursos de Pós-Graduação Lato Senso e de Curta Duração.

O diretor do Tecnosinos e gerente de Tecnologia e Inovação da Unisinos, Silvio Bitencourt, falou sobre a tendência apresentada na 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia.  “A Conferência discutiu quais são as tendências para esses campos nos próximos 10 anos. Ao participarmos ativamente da 5ª Conferência, nos deparamos com o Programa Nova Indústria Brasil e a partir dele todo o debate em torno de startups e deep techs, que é o ponto central da tendência”, compartilhou. 

Perspectivas Administrativas 

A perspectiva administrativa foi abordada pelo pró-reitor de Administração, Cristiano Richter, que celebrou e agradeceu a todos pelo trabalho realizado no ano passado. “Estamos cientes de que há muito trabalho pela frente, mas hoje conseguimos ver uma estratégia que vem dando certo e que traz um futuro promissor nessa retomada do crescimento da sustentabilidade da Universidade”, ressaltou.

Os resultados e a visão de futuro foram apresentados pela diretora de Administração, Pessoas e Finanças, Silvana Model. “Em 2024, com todo desafio e a grande meta que nos colocamos, ela ficou melhor do que nos propusemos. Agradeço o resultado do ano de 2024, o esforço de todos, cada um contribuiu de alguma forma para que a gente atingisse esse resultado. Em 2025, vamos também cumprir a nossa meta”, pontuou.

Em seguida, o diretor de Marketing e Relacionamento, Denis Alessandro Azevedo, abordou as iniciativas da área, destacando o Fronteiras do Pensamento e o projeto Educação do Amanhã em parceria com a RBS. “Vamos falar sobre projetos de Marketing e Comunicação, mas existem outras três gerências que estão com seus projetos bem encaminhados e eu quero agradecer todo o trabalho das equipes”, disse ao evidenciar o envolvimento e a importância de todos nos resultados da Universidade. No final, Denis Alessandro apresentou dois vídeos que integram a nova campanha da Unisinos.

Projeto Masterplan 

Os pró-reitores retornaram ao palco para falar sobre o Projeto Masterplan, que concretiza a reestruturação da Universidade. “O Masterplan veio como um movimento de concentração, de revitalização, de um projeto de experiência para os alunos em nosso campus. Nós temos produtos de altíssima qualidade, temos um corpo docente de excelência, mas sabemos que o todo é importante. Precisamos ter conveniências para nossos alunos, um ambiente agradável, uma infraestrutura atualizada, nós temos que ter um conjunto de fatores que façam com que, realmente, os estudantes prefiram vir à Unisinos”, explicou Trez. 

Richter completa dizendo que essa ressignificação vem da estratégia de modernizar e otimizar para crescer. “Uma vez definida a estratégia de crescimento e tendo ali a relevância e a prioridade que os cursos e os programas presenciais têm para a retomada do crescimento e da sustentabilidade, apostamos em uma estratégia de modernizar. Precisamos otimizar os campi, e a modernização da Universidade é peça chave para isso”, enfatizou. 

Linha de produtos

A professora da Escola da Indústria Criativa, Gisele Becker subiu ao palco com os alunos do curso de Moda para a apresentação da nova linha de produtos da Unisinos. O trabalho “Mascotes.U” foi vencedor do Workshop Moda no ano passado. A coleção une os cursos através de mascotes que representam as Escolas da Unisinos. São seis mascotes, caracterizados pelas cores oficiais de cada Escola, além de dois personagens extras: o gato Unicat, que representa o campus de Porto Alegre, e o ganso Quak, de São Leopoldo. O grupo responsável pelo projeto foi formado pelos alunos Annabella Blank, Beatriz Cardoso, Giulia Menegat, Giovana Musa, Jorge Monteiro, Krystal Kowalczyk, Luana Niche e Maria Anversa.

Mensagem do reitor

Em sua fala final, Pe. Sergio agradeceu o prestígio da presença de cada um no evento e a diferença que faz o espírito de coletividade em momentos de escassez. “Graças a Deus conseguimos ir entregando e tornando a nossa grande Unisinos um espaço de experiências significativas para os nossos alunos, espaço de realização para quem aqui trabalha dentro e fora de sala de aula e, também, uma Universidade que se projeta para o mundo”, ressaltou.

O reitor ainda citou os desafios para o ano de 2025. “Nós não vamos desistir de ser a universidade que queremos. Mas é preciso ter, no âmbito da resiliência, um pouco também de paciência conosco, sem exigir aquilo que não depende de nós”.

Encerramento

Após a fala do reitor, houve um espaço para perguntas dos colaboradores, seguido de uma apresentação musical do Pe. Felipe de Assunção Soriano, definida pelo reitor como uma benção de esperança.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar