O Encontro de Abertura do Semestre 2024/2 foi realizado na manhã do último sábado, 31/08, no campus de Porto Alegre. O evento é um momento de confraternização para todos os colaboradores da Unisinos. A recepção ocorreu no Espaço Luis Fernando Verissimo com um café da manhã com o reitor, Pe. Sergio Mariucci.
O Encontro, que acontece semestralmente, apresenta à comunidade acadêmica os números da Universidade e seus projetos estratégicos para os próximos anos. Esta edição teve como mestre de cerimônia o professor da Escola Politécnica da Unisinos e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Adalberto Heck. Na abertura, a egressa da Escola Politécnica, Ilana Lehn, recitou o poema “Reinvenção”, de Cecília Meireles. Na sequência, o reitor deu boas-vindas a todos, relembrando a catástrofe climática enfrentada pelo RS e reforçando a importância do evento com os colaboradores como significado de transparência. “Compartilhar com vocês a visão que temos, para onde queremos ir”, pontuou.
Perspectiva Acadêmica
Dando continuidade, subiu ao palco o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez, que discorreu sobre ações e resultados na perspectiva acadêmica. “Hoje é um momento de compartilhar e de acompanharmos o que vem sendo feito nos últimos anos, que movimentos a Universidade está implementando”, explicou. A apresentação dos dados de Pós-Graduação e Graduação foi feita por Maura Corcini Lopes e Paula Campagnolo, diretoras das respectivas áreas.
Também participaram os decanos da Escolas de Saúde, Denise Zaffari, de Direito, Miguel Wedy, e de Humanidades, Luiz Rohden. Na oportunidade, eles falaram sobre o papel de cada Escola, a tradição e a importância que desempenham na sociedade por meio de parcerias e ações realizadas.
Perspectiva Administrativa
Na sequência, aconteceu a apresentação dos dados de desempenho financeiro da Unisinos, com o pró-reitor de Administração, Cristiano Richter. Ele destacou o foco no crescimento e na sustentabilidade da instituição. “É importante falar da relevância deste evento para abordar este momento que a universidade passa em sua trajetória”, ressaltou. Os resultados e a visão de futuro foram apresentados pela diretora de Administração, Pessoas e Finanças, Silvana Model.
Em seguida, o diretor de Marketing e Relacionamento, Denis Azevedo da Silva, abordou as iniciativas de marketing voltadas aos alunos e colaboradores, destacando entregas realizadas, incluindo ações de assessoria, nova intranet e campanha. O assunto seguinte foi a atuação da nova gerência de TI da instituição. Falaram sobre a transição, Vinicius Campos, o novo gerente de TI da Universidade, e Marcos Knewitz, gerente de TI da Associação Antônio Vieira (ASAV), mantenedora da Unisinos.
Mensagem do reitor
Em sua fala final, Pe. Sergio ressaltou e agradeceu ao trabalho de toda a sua equipe da reitoria e compartilhou as agendas de que ele tem participado tanto como presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) como membro da diretoria do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Pediu apoio de todos à petição em prol do marco regulatório das Universidades Comunitárias e comunicou que representará a Unisinos em uma missão na capital da China, Pequim, e do Quênia, Nairobi. Em vista do que significa para o Rio Grande do Sul, a Unisinos fez apelo a que todos se empenhem nas ações estratégicas capazes de colocar a Universidade em sólida perspectiva de crescimento. No final, fez memória à grande celebração dos 400 anos da chegada dos jesuítas na região das Missões, a ser celebrada no ano de 2026, mas que requer um calendário comemorativo já a partir do próximo ano. Padre Sérgio lembrou ainda o compromisso dos Jesuítas na defesa dos povos originários e do empenho da Unisinos em promover um desenvolvimento que se reconcilie com as raízes da nossa cultura, no cuidado com a nossa Casa Comum.
Encerramento
Após a fala do reitor, houve um espaço para perguntas dos colaboradores, seguido de uma apresentação cultural do músico e professor do curso de Produção Fonográfica, Yanto Laitano, e do guitarrista Marcio Petracco. Por fim, Pe. Sergio voltou ao palco para o encerramento com uma oração.