O Encontro de Abertura do Semestre 2023/1, evento pensado para a confraternização dos colaboradores da Unisinos, foi realizado na manhã do sábado, 15/04. A recepção aconteceu no saguão do Anfiteatro Padre Werner com um café da manhã com o reitor, Pe. Sergio Mariucci, e um momento de integração entre os presentes.
Conduzido pelo chefe de gabinete, Carlos Alberto Cruz, o Encontro acontece semestralmente e apresenta à comunidade acadêmica os números da Universidade e seus projetos estratégicos para os próximos anos. Na sequência, dando início ao evento, o reitor saudou a todos os presentes. “A minha primeira palavra é de agradecer a presença de cada um de vocês. É um investimento de tempo e o tempo da nossa vida é o que temos de mais precioso”, citou Pe. Sergio.
O primeiro ato do reitor no palco do Anfiteatro foi de homenagear. Pe. Sergio entregou uma placa de agradecimento, em nome da Unisinos, ao Pe. Pedro Ignácio Schmitz, jesuíta que participou da fundação da Unisinos, e que completou, no dia 25/02, 75 anos de vida religiosa, dos quais 50 ele dedicou à Universidade. Em seu discurso de homenagem, ele traz a importância da memória. “A memória nos ajuda a ver com quais pressupostos, premissas, princípios e valores a Unisinos foi fundada, como ela se propulsionou e se fez relevante no nosso Estado. É importante essa memória para que a gente possa, com segurança, projetar para o futuro”, destacou.
Perspectiva acadêmica
Para apresentar os dados acadêmicos, subiram ao palco o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez, a diretora da Unidade Acadêmica de Graduação, Paula Campagnolo, e a diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura Lopes. “Como é bom poder estar aqui e compartilhar com todos esse resultado, que é da construção ao longo de muitos anos. E o que nós fazemos hoje, vamos colher no futuro”, iniciou Guilherme. Em seguida, Paula e Maura trouxeram um compilado dos números de ingressos e matrículas de suas respectivas unidades.
Perspectiva econômico-financeira: resultados e visão de futuro
A próxima apresentação da manhã foi dos dados de desempenho financeiro da Universidade, os resultados e a visão de futuro, com o pró-reitor de Administração, Cristiano Richter. “Fico muito feliz em retornar para esse belo projeto de Universidade que nós temos. E quero afirmar para vocês que cada dia me aprofundo mais nesse projeto e sigo confiante para a gente olhar para o futuro e ver a construção de um novo ciclo de desenvolvimento para a nossa Unisinos”, mencionou Cristiano.
O desempenho de 2022 da Universidade foi apresentado na sequência pela diretora da Unidade de Apoio de Finanças e Gestão de Pessoas, Silvana Model. “É um cenário desafiador para todos os setores, mas eu acredito muito no esforço de todos e na realização dos projetos estratégicos.”
Unisinos no Planeta Atlântida e no Fronteiras do Pensamento
O diretor da Unidade de Marketing e de Relacionamento, Denis Alessandro da Silva, falou sobre como foi o patrocínio da Unisinos no Planeta Atlântida e da parceria com o Fronteiras do pensamento. “Vamos apresentar os dois eventos mais significantes que nós ativamos no primeiro semestre para fomentarmos a marca Unisinos para a sociedade”, apontou. Ele ainda ressaltou que o Marketing está “dentro de um grande programa de reestruturação, sendo um projeto estratégico de vital importância para a Universidade.”
Projetos estratégicos
O vice-reitor, Artur Jacobus, subiu ao palco na sequência para apresentar o planejamento estratégico. Ele informou que uma etapa importante de prognóstico foi realizada em 2022, de elaboração de um plano mais amplo, onde o objetivo desse ciclo está em 2028. “Nós seguimos sendo uma Universidade que coloca toda a energia e uma atenção na justiça, na solidariedade, na democracia e na sustentabilidade. Continuamos sendo uma Universidade que valoriza a formação integral da pessoa humana, a capacitação profissional e a produção do conhecimento”, destacou.
Em seguida, Débora Oliveira, gestora do Núcleo Executivo de Planejamento Estratégico (NEX), junto com sua equipe, composta por Guilherme Schreiber e Melissa Alves, introduziu sobre a área. “O NEX é uma ponte entre as duas pró-reitorias, entre a proposta de crescimento e desenvolvimento dos nossos cursos e programas e a reestruturação que a Universidade precisa fazer para suportar o crescimento. O maior desafio que nós temos é conduzir esses projetos de maneira alinhada e conectada para que todas as ações sejam pensadas coletivamente e os resultados venham na velocidade e na potência que nós necessitamos”, argumentou.
O NEX está composto por duas trilhas interconectadas, sendo uma com quatro projetos e outra com um programa, que são:
- Projeto “Portfólio das Escolas”, com Paula Campagnolo (líder) e Fernanda Pacheco (gestora);
- Projeto “Modelos de Graduação”, com Juliana Chaves (líder) e Emanuelle Smaniotto (gestora);
- Projeto “Cursos de Curta Duração e Lato Senso”, com Tiago Lopes (líder) e Victoria Kern (gestora);
- Projeto “Redefinição de Modelos de Relacionamentos com Empresas e Projetos”, com Luciane Wolff (líder) e Joice Oliveira (gestora);
- Programa “Modernização e Otimização da Estrutura”, com Silvana Model (líder) e Josiane Porto (gestora).
Mensagem do reitor
Em seu retorno ao palco, Pe. Sergio mencionou sobre o papel da entrega da Universidade à sociedade. “Não podemos perder de vista que a Unisinos é um lugar em que as pessoas possam se realizar, ser felizes. Nós realizamos sonhos, mas as pessoas que trabalham e estudam aqui também devem se realizar por aquilo que fazem”, salientou o reitor. Ele encerrou relembrando sobre as pautas apresentadas durante a manhã e reafirmou que: “Nesta caminhada, neste planejamento estratégico, e em tudo o que nós fazemos na Universidade, busquemos a realização e a felicidade, afinal de contas isso é tudo o que importa na nossa vida.”
Encerramento
Após a fala do reitor, houve um espaço para perguntas dos colaboradores, seguido de uma apresentação cultural do projeto Vida com Arte. Por fim, Pe. Sergio voltou ao palco para o encerramento.