Em parceria com a Unisinos, Tramontina lança linha de produtos desenvolvida por estudantes

Linha Groovy Breakfast foi elaborada por alunas da graduação em Moda

Crédito: Arthur Woltmann

Durante a abertura do Workshop Moda da Unisinos, realizado nessa segunda-feira, 15/4, a Tramontina presenteou as alunas do curso, Ana Laura, Gabriela Brasil, Giovana Pelim, Giulia Beltrame, Laura Costa e Sophia Pacheco, integrantes do grupo vencedor da última edição do evento. As estudantes, que estavam acompanhadas de familiares, receberam todos os itens da linha Groovy Breakfast, que foi idealizado por elas: bistequeira, caneca de porcelana, faqueiro, formas para cupcake, frigideira, kit marmita com bolsa térmica e pratos. A bistequeira é um novo item criado na linha Tramontina.

Crédito: Arthur Woltmann

O curso de Moda da Unisinos promove um workshop com o objetivo de envolver os alunos da graduação com o mercado de trabalho, relacionando a teoria desenvolvida em aula com a prática. No segundo semestre de 2022, o Workshop Moda convidou a Tramontina para ser parceira da edição. “Foi um dos momentos mais marcantes da trajetória do curso de Moda, pois permitiu que os alunos tivessem a experiência de trilhar desde a concepção dos projetos até a chegada do produto para o consumidor final”, enfatizou Luciana Borges, coordenadora do curso.

Crédito: Arthur Woltmann

Para Juliana Bortholuzzi, também coordenadora da Moda, o curso busca trazer o mercado para dentro da sala de aula. “Pensamos sempre em nomes que possam ajudar os alunos a aplicarem a teoria trazida em sala de aula. Isso é muito importante, pois o aluno consegue de fato mergulhar no mercado de trabalho e ainda com uma empresa tão maravilhosa quanto a Tramontina”, pontuou.

Seguindo o briefing, as estudantes criaram uma proposta de estamparia, atemporal e criativa, que pudesse ser aplicada tanto em produtos Tramontina quanto em outros produtos e acessórios de moda. Como inspiração, elas trouxeram as animações Rubber hose. “Foi muito importante para o nosso crescimento acadêmico e pessoal. Durante o processo de criação, que aconteceu em uma semana, aprendemos diferentes áreas da moda, como: modelagem, costura, estamparia, produção fotográfica e exercícios de criatividade”, lembrou a aluna Gabriela Brasil.

Crédito: Arthur Woltmann

O resultado encantou os representantes da Tramontina na apresentação final, que concederam a vitória ao grupo. Como prêmio principal, a empresa desenvolveu os produtos. Após testes realizados por engenheiros e a aprovação final com a anuência das alunas, os produtos já estão sendo comercializados. “É muito emocionante. Ver e tocar nos produtos pela primeira vez nos deixou de boca aberta, esse momento foi muito importante para todas nós”, contou Gabriela.

Luciana reiterou a importância desse momento. “Para o curso de Moda, ver resultados como esse se concretizando, representa uma satisfação incrível. Visualizar os produtos criados pelos nossos discentes na loja de uma empresa com abrangência mundial, tendo acompanhado o processo de pesquisa e criação deles, proporciona orgulho de todo o corpo docente do curso e para a Unisinos”, enalteceu a coordenadora.

No evento, os produtos foram entregues pelas representantes da Tramontina: Karina Borsoi, Luana Bortolini, Tatiani Nunes, Daiane de Cesaro e Giovanna Capellatto (Design Único). “Nós desejávamos um produto inovador, criativo e que conversasse com o público jovem. A Tramontina tem um desejo de se manter atual. E esses produtos conversam com esse público jovem e atendem muito bem o briefing”, disse Karina.

Confira a coleção Groovy Breakfast:

Prato Rasos, de Sobremesa e Kit de Xícara e Pires

Crédito: Divulgação Tramontina

Perfeitas para um café da manhã rápido ou para um brunch descontraído, as porcelanas da coleção contam com prato raso, prato de sobremesa e kit de xícara e pires. As peças são duráveis, adequadas para uso no micro-ondas e podem ser facilmente lavadas na lava-louças, oferecendo praticidade sem esforço. Além disso, sua baixa porosidade garante superfícies higiênicas, protegendo contra o crescimento de bactérias.

Bistequeira e Frigideira

Crédito: Divulgação Tramontina

Desenvolvidas em alumínio com revestimento interno em antiaderente Starflon Max, a bistequeira e a frigideira Groovy Breakfast garantem que os alimentos não grudem, facilitando a limpeza após o uso. Elas também distribuem o calor de maneira uniforme, garantindo um cozimento perfeito em todos os pontos. Com cabo de baquelite antitérmico, elas oferecem segurança e conforto durante o manuseio, permitindo preparar seus alimentos favoritos com tranquilidade e sem preocupações. Versáteis, os produtos também podem ser utilizados tanto em fogões à gás quanto elétricos, se adaptando perfeitamente à sua cozinha.

Formas para Cupcake

Crédito: Divulgação Tramontina

Com um design moderno e sofisticado, as formas de cupcake são feitas em alumínio de alta qualidade e garantem uma distribuição uniforme de calor, resultando em bolinhos assados de maneira uniforme. A cor azul vibrante traz um toque de estilo e personalidade para as suas criações. Com medidas ideais para bolinhos individuais, essas formas garantem que cada cupcake tenha o tamanho ideal.

Kit Marmita com Bolsa Térmica e Faqueiro

O kit marmita é perfeito para quem tem uma rotina agitada e precisa levar suas refeições para a faculdade, trabalho ou passeios. O destaque deste kit é a bolsa térmica, que mantém suas refeições frescas e saborosas por mais tempo. Com capacidade para armazenar os potes de 300 ml e 600 ml, você pode levar uma variedade de alimentos, desde saladas até pratos quentes. Os potes são feitos de material resistente e livre de BPA, garantindo segurança na hora de armazenar sua comida. Além dos potes, o kit também vem com talheres práticos e duráveis, que também estão disponíveis para compra avulsa (faqueiro Groovy Breakfast). Os talheres são feitos em aço inox de alta qualidade, proporcionando resistência e facilidade na hora de limpar, e cabos de polipropileno lilás que oferecem maior conforto durante o manuseio.

Workshop Moda 2024/1

A nova edição do Workshop Moda está sendo realizada nesta semana, no Campus Porto Alegre. No evento, os alunos do curso conheceram o cliente e o briefing solicitado. No decorrer da semana, eles vão trabalhar na execução das ideias até a apresentação final dos projetos na sexta-feira, onde o cliente elegerá o vencedor.

Para Luciana, o Workshop gera a sensação de pertencimento nos alunos, ressignificando a sala de aula, sendo um momento de descontração, que gera resultados extraordinários. “Ele permite que os alunos coloquem em prática conhecimentos adquiridos em aula, exercitando a troca de ideias com seus pares, expondo seus pontos de vista e alinhando trocas em detrimento de um objetivo comum”, explica.

O cliente deste Workshop é a Unisinos. Os alunos terão que criar produtos com marca da Universidade para atender um público de estudantes, professores e colaboradores. Um mix de produtos que identifiquem a instituição e seus cursos de graduação demonstrando o orgulho de pertencer à marca e reforçando o senso de comunidade da Unisinos.

Crédito: Arthur Woltmann

A decana da Escola da Indústria Criativa, Laura Dalla Zen, foi a responsável pela apresentação do briefing. “Na Universidade, em qualquer posicionamento na sua história, pelo menos nos últimos 20 a 25 anos, a inovação sempre foi algo que esteve presente. Queremos que as pessoas consigam ver esse ímpeto inovador da Universidade nessa linha de produtos”, afirmou.

Crédito: Arthur Woltmann

Na sequência, a decana passou a palavra para o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez. “É com muita alegria que estamos aqui hoje. Há muito tempo temos a expectativa da criação de produtos com a marca Unisinos”, disse. Para finalizar, o diretor de Marketing e Relacionamento, Denis Alessandro Azevedo, deixou uma dica aos estudantes. “Vocês têm liberdade criativa. Por exemplo, podem construir um conceito e a partir disso associar à marca. Claro, relacionando com a educação”, enfatizou. Ele ainda parabenizou as alunas vencedoras pelo trabalho realizado com a Tramontina.

Crédito: Arthur Woltmann

Também participaram do evento a diretora de Pós-Graduação, Maura Corcini Lopes; a diretora de Graduação, Paula Campagnolo; o chefe de gabinete, Tiago Ricciardi Lopes; e a gerente de Marketing, Edita Movsisyan.

Unisinos e Tramontina

A parceria entre a Unisinos e a Tramontina se estende ao longo dos anos. A empresa já esteve presente em projetos desenvolvidos por alunos de outras graduações. Com o curso de Arquitetura e Urbanismo, por meio do Desafio Tramontina, onde estudantes desenvolveram projetos de interiores com uso de equipamentos da marca, e com o Design de Produto, onde os alunos tiveram que propor ideias para dar utilidade a uma embalagem de talheres. Também, a Unisinos já desenvolveu cursos de pós-graduação, MBA in company, com a Tramontina, além da realização de fóruns e palestras.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar