Egresso do curso de Jogos Digitais desenvolve jogo e é convidado para o maior evento do Brasil 

Com o título de Hoppin: Buna's Adventure, no game você controla Buna, uma mamãe coelha que utiliza de saltos e manobras em sequência para superar as adversidades da floresta e levar comida até sua toca

Crédito: Divulgação

Egresso do curso de Jogos Digitais, Alberto Zolet, desenvolveu em seu Projeto Final um jogo e foi chamado para participar da Gamescom LATAM 2025, na categoria do Panorama Brasil. Com o título de Hoppin: Buna’s Adventure, o jogo estilo aventura/puzzles, você controla Buna, uma mamãe coelha que utiliza de saltos e manobras em sequência para superar as adversidades da floresta e levar comida até sua toca. 

Alberto explica que a ideia surgiu a partir da teoria de Game Design da Complexidade Emergente, a qual explora que a combinação de várias interações simples com uma mesma mecânica é capaz de criar comportamentos e dinâmicas complexas. “E em cima disso, pensei em um jogo com uma única mecânica, uma coelhinha capaz de pular entre todos os elementos do jogo”, completa. 

Logo depois da formatura do egresso, o Hoppin foi selecionado para participar do Stun Game Festival 2024, em Florianópolis, um evento marcado por estúdios de jogos e empresas do ramo. “O Hoppin ainda era apenas o projeto apresentado no final de curso, em desenvolvimento e mostrando somente sua essência, mas ainda assim foi o suficiente para ao final do evento receber o prêmio de O Melhor para Crianças“, lembra o desenvolvedor. 

O Hoppin também foi selecionado para participar do SBGames 2024 que ocorreu em Manaus, e nesse festival recebeu o prêmio de Melhor Game Design na categoria Estudante. 

“Passados alguns meses, próximo do final do ano de 2024, dei início ao meu próprio estúdio de jogos, a Lizard Mountain Studios, no qual formei uma equipe de desenvolvedores para polir e dar continuidade ao desenvolvimento do projeto”, comenta Alberto. 

Com uma versão mais polida, a equipe fez o envio do projeto para a Gamescom Latam 2025, o maior festival de jogos do Brasil, e foram chamados para participar da mostra não-competitiva Panorama Brasil, um espaço para jogos ainda em desenvolvimento e de bastante potencial que ainda não estão aptos a entrar nas mostras competitivas do evento. 

“Ser chamado para apresentar o Hoppin: Buna’s Adventures em festivais, ainda mais na Gamescom Latam 2025 é uma validação muito grande de que aquilo que estou fazendo é certo, que o esforço de tentar entregar o melhor resultado possível está sendo reconhecido”, celebra o egresso. 

Alberto lembra também dos desafios de desenvolver o game. “Acredito que o maior desafio durante o desenvolvimento do projeto é encontrar as melhores respostas para os problemas de Game Design, em busca sempre de um equilíbrio fino de um jogo acessível para todos, mas que desafia e diverte aqueles com mais experiência”. 

Para o futuro, o desenvolvedor pretende, junto da sua equipe, continuar dando vida e corpo ao projeto ao longo do ano de 2025 e fazer seu lançamento oficial nas plataformas Steam, Mobile, Nintendo Store entre outros consoles.   

Coordenador do curso de Jogos Digitais, João Ricardo Bittencourt, celebra as conquistas do egresso e diz que o primeiro sentimento é de grande orgulho e satisfação. “Saber o quanto que a excelência do nosso curso, já com 20 anos, tendo profissionais atuando a 18 anos no mercado tem uma abordagem correta. Principalmente por enfocar a inovação em projetos, formando realizadores com bases solidas em computação e game design”.  

“O Alberto sempre foi um ótimo aluno aproveitando todas as oportunidades, dialogando com os professores sempre com uma postura de acolhida, de escuta. Os resultados são consequências deste olhar responsável. A primeira versão de demonstração do Hoppin foi feita no Projeto Final do curso, sendo aprovado com distinção. Segue uma sequência de conquistas”, encerra o coordenador.  

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar