Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ana Carolina Borile, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso –TCC, entre os premiados no iF Design Student Award 2024, premiação estudantil promovida pelo iF Design que reconhece novos talentos da arquitetura e do design mundial. Intitulado de A.Colher – Agricultura Urbana como Agente de Transformação Socioambiental o trabalho da arquiteta trouxe uma solução arquitetônica para reduzir a fome nos grandes centros urbanos e recuperar o meio ambiente.
O TCC de Ana se trata de é um projeto arquitetônico de um edifício de produção agrícola que, em resumo, alia os usos do cultivo agrícola protegido e a comercialização de alimentos a baixo custo com usos voltados à educação e profissionalização, a fim de reduzir os danos ao meio ambiente fomentados pelo agronegócio, mitigar a insegurança alimentar e o desperdício de alimentos nos centros urbanos e, ainda, viabilizar um polo gerador de empregabilidade e renda voltado principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social. “Além disso, todo o edifício é pautado nas premissas da arquitetura sustentável e funciona como um ecossistema produtivo, que busca renovar os recursos naturais ao invés de explorá-los”, completa.
Além de ser o único projeto brasileiro premiado na edição de 2024 do iF Design Student Award, o trabalho de Ana recebeu outros 5 prêmios. São eles:
- Vencedor categoria acadêmica 10º Prêmio Saint Gobain Asbea de Arquitetura;
- Publicação no guia internacional para agenda 2030 da ONU (União Internacional dos Arquitetos);
- Publicação no guia acadêmico para agenda 2030 da ONU (IAB BR);
- 3º Lugar no Concurso Student Project Award da Arch Hive;
- Menção Honrosa ao Prêmio José Albano Volkmer (IAB RS).
“Acredito que a Unisinos auxiliou para que eu obtivesse estes resultados pois tem em seu currículo no curso de Arquitetura e Urbanismo cadeiras voltadas ao conhecimento em técnicas de construção e urbanização focadas no desenvolvimento sustentável, o que me fez ter interesse nessa área e poder desenvolver o projeto com o conhecimento necessário. Na realidade, o trabalho integra os resultados de um grupo de pesquisa sobre soluções que buscam regenerar culturas, economia e a natureza, lindamente apresentadas a mim através da professora Patrícia de Freitas Nerbas, que orientou o desenvolvimento desse projeto”, declara Ana.
Segundo a coordenadora, este resultado é uma conquista relevante que, somado a outros projetos premiados, expressa a vanguarda da Unisinos e as qualidades do curso de Arquitetura e Urbanismo no contexto local, regional e mundial. “Os prêmios relacionados ao Pavilhão de Agroecologia representam reflexões sobre a relevância atemporal da Arquitetura e do Urbanismo para as nossas cidades. Este projeto desenvolvido por Ana integra os resultados de um grupo de pesquisa na ação sobre a regeneração de culturas, da natureza e da economia de cada lugar. Na esfera profissional, é uma demonstração singela de transformação de desafios em oportunidades, além de expressar as qualidades multifacetadas dos egressos do nosso curso. O projeto apresenta muitas qualidades e cria soluções socioambientais, pautadas na economia e na natureza, pertinentes ao seu contexto”, afirma Patrícia.
Sobre o futuro, Ana já está planejando. “Pretendo aplicar para bolsas de Mestrado na área de Desenvolvimento Sustentável para aprender ainda mais sobre o tema e seguir desenvolvendo projetos arquitetônicos e urbanos conscientes e responsáveis”, finaliza.