Yentl vem de especialidades diferentes, mas complementares. Uma multiprofissional graduada em Comunicação Digital (ComDig, Unisinos), que durante anos trabalhou com planejamento estratégico e arquitetura de informação para projetos nacionais e globais das principais multinacionais do Brasil. Vive nos Estados Unidos, onde combina sua sensibilidade e habilidade em planejamento, conceituando e produzindo iniciativas nas áreas de educação, arte e inovação. Atualmente está passando uma temporada no Brasil, residindo dentro do Parque Inhotim, em Belo Horizonte, para desenvolver um projeto estratégico para o local. Conheça mais a múltipla Yentl, palestrante do TEDxUnisinos 2014:
Em que momento que a educação, arte e inovação se encontram?
Yentl:Acho que quando temos a intenção e tomamos a decisão dolorosa de tirar qualquer pré-entendimento e rótulo das coisas/pessoas/situaçōes. Quando estamos conscientes disso, passamos a vê-las como momentos de aperfeiçoamento de quem somos e do nosso entorno. Isso acontece quando estamos abertos para novas sensações, para escutar sem tentar comparar, quando deixamos aflorar um final inesperado. Pra mim, são essas trocas equivalentes com o outro e com o ambiente que geram a arte, a educação e a inovação.
Arquitetura da Informação pode ser ‘aplicada’ além das interfaces digitais?
Yentl: Claro! A essência dela é o cruzamento entre o que é o conteúdo, o perfil de quem irá interagir com ele e qual é a plataforma/meio que será ambiente para isso. Nossas interações, assim como nossas escolhas diárias, têm muito disso, não é?
“Educação, arte e inovação se encontram quando estamos abertos para novas sensações, para escutar sem tentar comparar, quando deixamos aflorar um final inesperado.”
Yentl Delanhesi, palestrante do TEDxUnisinos 2014
No que consiste o projeto que você desenvolve no Inhotim?
Yentl: É uma experiência que envolve bastante pesquisa, debates e produção de materiais teóricos e práticos que desenham um sistema operacional de posicionamento e de negócios baseado em valores emergentes – que estamos chamando de valores da Nova Vida Contemporânea.
Como ideias criativas podem levar as pessoas a serem tão versáteis e construírem projetos tão legais?
Yentl: Por serem mais do que ideias criativas, oportunidades de aprender&ensinar, de se relacionar com pessoas bacanas, de estar em um ambiente que nos testa ao mesmo tempo em que faz com que a gente se sinta útil. Talvez por darem a oportunidade de vivermos os valores e as potencialidades que tanto valorizamos – na gente, e nos outros.