Na próxima segunda-feira (8/7), o Auditório Sérgio Concli Gomes, na Unisinos São Leopoldo, será palco de um evento voltado à ciência e à natureza: a exibição do documentário “Antártica Verde – O Alerta Climático”.
Dirigido por Wiland Pinsdorf, o filme transporta o público para os confins gelados da Antártica. Com entrevistas de especialistas e belas imagens, explora não apenas os desafios científicos, mas também a experiência humana vivida pelos pesquisadores durante uma expedição de 64 dias.
O documentário teve sua estreia no dia 21 de junho, no Cine Olido, em São Paulo, como parte da programação da Virada ODS, evento que discute sustentabilidade.
A ida à Antártica relatada no documentário foi realizada entre 2019 e 2020, resultado de um esforço conjunto de pesquisadores brasileiros, incluindo os professores da Unisinos Rodrigo Horodyski e Rodrigo Guerra. Junto do documentarista e alpinista Edson Vandeira, o grupo enfrentou condições adversas e extremas. Além da coleta de dados científicos sobre mudanças climáticas passadas, o foco da expedição buscava também compreender melhor a singularidade da vida no continente gelado.
Nos últimos anos, cientistas têm encontrado cada vez mais evidências de que a Antártica já foi coberta por uma vasta floresta tropical. Um dos objetivos da expedição era justamente buscar provas que comprovem esse mistério. Mas o tom do filme vai além da parte científica. “Ele captura a experiência de vida mesmo, de fazer o trabalho de campo em um ambiente extremo como a Antártica”, comenta Rodrigo Horodyski. “Trata sobre as dificuldades enfrentadas em um ambiente tão hostil, em que novos desafios sugiram a cada dia, desde o clima até as condições de vida.”
Mais informações:
Documentário: “Antártica Verde – O Alerta Climático”
Produção: Canvas 24p Filmes
Direção e roteiro: Wiland Pinsdorf
Direção de fotografia e apresentação: Edson Vandeira
Produção executiva: Simone Esser Pinsdorf
Montagem e finalização: Gustavo Girotto