Gênero, diversidade sexual, violência e questões étnico-racial. Essas são apenas algumas temáticas compreendidas pelos direitos humanos, garantidos desde a Constituição Federal de 1988. Mesmo que mais de 25 anos tenham se passado, ainda há muito a ser discutido e difundido.
O primeiro passo é estudar sobre o tema, principalmente para quem atua profissionalmente na área. O mercado de trabalho necessita de profissionais capacitados, que tenham competências e habilidades diferenciadas.
A especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Unisinos, um dos cursos novos oferecidos para o segundo semestre, articula os direitos humanos às políticas públicas, capacitando para a atuação efetiva nos diferentes espaços sócio-ocupacionais. “O curso procura preencher as lacunas de debates e intervenções, não ou pouco problematizadas em outros cursos sobre a temática, por meio de unidades temáticas inovadoras”, explica a coordenadora, Rosângela da Silva Almeida.
O objetivo da especialização é embasar e qualificar a atuação de profissionais, como assistentes sociais, advogados, sociólogos, psicólogos, professores, pedagogos e educadores populares, que atuam com grupos vulneráveis. “Buscamos capacitar os alunos para analisarem os direitos humanos e implementar essa compreensão nas políticas públicas, no sentido de prevenir e fazer o enfretamento da violação de direitos humanos”, esclarece.
Conheça todas as opções de pós-graduação lato senso com inscrições abertas: unisinos.br/minhapos. Matricule-se até 21/08 e ganhe 6 meses de curso de inglês online.