Nesta terça-feira, 15/12, a Unisinos promoveu o Dia da Pesquisa, no campus São Leopoldo. A data teve como objetivo apresentar o conhecimento acadêmico que é produzido pelos pesquisadores, doutorandos e recém-doutores dos Programas de Pós-Graduação da Unisinos à comunidade. A intenção é estimular o interesse na divulgação e promoção da ciência. O dia contou com dois eventos.
O diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Alsones Balestrin, destacou a importância da data para a área da pesquisa e para a universidade. “Hoje é um dia especial para a Unisinos. Um dia para celebrar a pesquisa, os pesquisadores e toda a universidade. Um momento de divulgação científica”, afirmou.
O Minha Tese em 3 Minutos aconteceu durante a tarde. O evento consiste no desafiou de explicar o desenvolvimento da investigação ou do projeto final em uma comunicação de, no máximo, 3 minutos e com apenas um slide fixo de apresentação. A ideia central é que os pesquisadores consigam explicá-la de forma simples, compreensível e com linguagem acessível ao público em geral.
O evento avaliou 10 apresentações. O júri contou com a participação da diretora adjunta da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Kersch; a coordenadora do Programa Les Doctoriales, Ghissia Hauser; e o professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Luiz Rohden. “Que satisfação ver essas 10 apresentações que representam pesquisas feitas na universidade. Em um momento onde a gente pode compartilhar conhecimento”, ressaltou o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba.
Dois pesquisadores foram premiados no Minha Tese em 3 Minutos. A vencedora foi Manuela Agostini que apresentou a tese “O processo de inovação social como resposta aos vazios institucionais: uma análise multidimensional em projetos que visam à redução da pobreza”. Ela recebeu um subsídio de R$ 700,00 em passagem aérea nacional para participação em evento. O segundo lugar ficou com José Edimar de Souza com a tese “As escolas isoladas: práticas e culturas escolares no meio rural de Lomba Grande/RS (1940-1952)”. Ele ganhou uma bolsa integral para um módulo do curso de idioma do Unilínguas, na Unisinos.
Pesquisador Destaque 2015
A noite iniciou cheia de expectativa. A abertura foi feita pelo diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Alsones Balestrin, que falou sobre a visão estratégica da Unisinos para 2025, de ser uma universidade global de pesquisa. “Nossa pesquisa deve ser “glocal”, com relevância global e aplicabilidade local” afirmou dizendo que a Unisinos já formou mais de 4 mil mestres e doutores em sua história.
Ainda durante a abertura, o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, afirmou que a Unisinos chegou onde está como universidade devido aos paradigmas de Platão e Aristóteles. “O que estamos celebrando neste Dia da Pesquisa é a competência, a qualidade e a excelência que já temos em nossa universidade. Agora temos que nos perguntar quais outras exigências temos que desenvolver para contemplar o que será preciso para 2030”, completou.
Em seguida, o vice-reitor para assuntos acadêmicos da PUC-Rio, José Ricardo Bergmann, ministrou uma palestra como o título: Os desafios de uma Universidade de Pesquisa e Pós-Graduação na Atualidade: o caso da Puc-Rio. Após a palestra, aconteceu a entrega do prêmio Pesquisador Destaque 2015.
Confira os profissionais premiados em cada categoria:
Pelo impacto e relevância na constituição e consolidação da Pesquisa e Pós-Graduação
- Ione Bentz
- José Luiz Braga
- Maria Isabel da Cunha
- Pedro Gilberto Gomes
- Pedro Ignácio Schmitz
Pela produção científica qualificada nas áreas de atuação
- Ana Maria Guimarães – Linguística, Letras e Artes
- Eliane Cristina Fleck – Ciências Humanas
- Gerson Fauth – Ciências Exatas e da Terra
- Leonardo Maltchik Garcia – Ciências Biológicas
- Marcos Antonio de Souza – Ciências Sociais Aplicadas
- Maria Teresa Olinto – Ciências da Saúde
- Miguel Afonso Sellitto – Engenharias
Pelo Impacto Internacional de artigo científico, consolidando a indexação do periódico no JCR – Journal Citation Reports, nas áreas de atuação
- Ana Cristina Ostermann – Linguística, Letras e Artes
- Cláudia Viviane Viegas – Engenharias
- Gelsa Knijnik – Ciências Humanas
- Iuri Gavronski – Ciências Sociais Aplicadas
- Juliano Garavaglia – Ciências da Saúde
- Larissa Rosa de Oliveira – Ciências Biológicas
- Renata Guimarães Netto – Ciências Exatas e da Terra
Confira mais fotos do evento.
{loadposition flickr_id20772}