Para se posicionar no corretamente no mercado, uma empresa precisa ter um posicionamento estratégico claro, com capacidade de condução de relacionamento, gestão e resultado. Estes são elementos fundamentais para uma instituição ter potencial para transformar um negócio. Considerado um dos maiores experts em branding do país, o CEO do GAD, Luciano Deos, foi o palestrante do oitavo bootcamp da etapa de aceleração do Programa BRDE Labs. O bate-papo online, realizado na última quinta-feira, 15, teve como temática ‘O Desafio das Marcas no pós-pandemia’.
Deos compartilhou um pouco sobre sua experiência profissional e trajetória à frente da GAD, empresa onde ajudou a construir relevância e reconhecimento ao longo de mais de 20 anos. Foram inúmeros trabalhos desenvolvidos em grandes empresas como, por exemplo, Claro, A+, Via Varejo e Catho. Para ele, as marcas só fazem sentido a partir dos negócios. “As pessoas investem em uma marca porque acreditam nela. O papel da marca é potencializar a estratégica de negócio. Direcionar a esperança que queremos entregar aos nossos clientes”.
De acordo com Deos, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) reforçou a importância de as empresas tomarem consciência no impacto que começam a ter com as pessoas. “Não se trata mais sobre a empresa. Mas sim, sobre marcas, negócios e pessoas. Neste sentido, ajudamos os empreendedores a transformar seu sonho em negócio, adequados à nova economia”.
Para ele, os conceitos de marca valem igualmente para empresas grandes ou pequenas e para as startups. “A capacidade de implementar pode ser diferente, mas o conceito vale. Quando olhamos a marca, precisamos ver mais que logotipo, cor e elementos gráficos. É preciso que tenha significado e conte com três premissas importantes: consistência, coerência e consciência”, explica Deos.
Os sete pilares na construção de marca
Cultura e estratégia são conceitos fundamentais para o sucesso de uma marca. Deos entende que há outros cinco temas que definem o motivo que a organização existe e o papel dela no mundo: pessoas, relacionamento, reputação, resultado e experiência.
1. Cultura: é a razão pela qual a empresa existe. Deve narrar a história e trazer o olhar para o presente, através de clareza do motivo pelo qual a organização existe e o papel dela no mundo.
2. Estratégia: Seu papel é traduzir e potencializar a estratégia e a cultura do negócio.
3. Pessoas: São todos os colaboradores, parceiros e clientes. É preciso ter capacidade de entender e atender a todas as pessoas. É um grande desafio, potencializado pela tensão que existe nas redes sociais, criticidade e velocidade de resposta necessária.
4. Relacionamento: É a capacidade de fazer com que as pessoas participem da agenda da empresa. Começa com o engajamento do público interno (colaboradores) e passa por um bom atendimento aos clientes.
5. Reputação: É preciso entender claramente como se posicionar diante de temas políticos e sociais. Empresas que assumem determinadas causas e se posicionam levam vantagem. As empresas precisam atuar enquanto agentes de transformação da sociedade.
6. Resultado: As empresas precisam medir o seu valor, seja de crescimento, em termos de valuation, ou de premiações. Marca precisa trazer resultado.
7. Experiência: A construção de valor de uma marca se dá na experiência. Paga-se mais onde há uma experiencia de valor maior com as marcas. É importante ter a visão de que a experiência, consumo e valor são sinônimos de marca.
Troca de experiências
No final do bootcamp foi realizado um bate-papo para que todos pudessem esclarecer dúvidas, discutir assuntos importantes com relação aos desafios para a construção de uma marca. O bate-papo contou com a presença das 12 startups selecionadas para a etapa de aceleração do Programa BRDE Labs: 2Metric, Agência Besouro, BioIn, DigiFarmz, Elysios, Essent Agro, Faba, Insumo Fácil, Palma Sistemas, Polvo Spot, Optim e Talos, bem como representantes do BRDE, da VENTIUR, das três das universidades que integram a Aliança para Inovação (UFRGS, PUCRS e Unisinos).