O que começou como uma brincadeira entre uma aula e outra acabou se transformando em parte da paisagem de Porto Alegre. Na última sexta-feira (14), foi realizada a instalação da arte produzida por Santhiago Lautert e Rafael Rocha Dorneles, estudantes do curso de Design da Unisinos, em uma parte do Muro da Avenida Mauá, no Centro da Capital.
A criação foi produzida em novembro de 2022, durante o 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora, projeto promovido pela Prefeitura. Submetida à votação popular, a arte conquistou a maioria dos votos.
Faces Educadoras
O 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora contou com sete salas de apresentação de projetos e experiências educadoras, entre elas a exposição artística “Faces Educadoras”. A convite da professora do curso de Design Debora Barauna, Rafael e Santhiago participaram das atividades. Acabaram encontrando na arte urbana a inspiração para o desenho que mais tarde viria a marcar parte do Muro da Mauá. A ideia era conseguir expressar um pouco de cada cidadão de Porto Alegre, cidade marcada por diferentes tipos de pessoas. Uma delas, inclusive, é Jader Pxoto, fotógrafo idealizador da exposição “Lanceiros Negros”, que teve o rosto estampado na arte da dupla.
“Esse projeto mostra a importância de um processo de abertura na relação entre aluno e professor, no qual o professor consegue perceber no aluno sua capacidade para além do espaço da sala de aula”, afirma Debora. A professora ainda entende que a representatividade desse momento para a Unisinos está em diversas esferas. “Para nós, é motivo de orgulho ver os alunos mostrando a sua arte, suas habilidades e seus interesses projetuais”, complementa.
Exercendo a criatividade
“A gente gosta de desenhar, até porque é uma das coisas que nos leva para o curso de Design. Nas paredes da Unisinos, dá para desenhar como se fosse um grande quadro branco”, conta Rafael. O gosto pelo desenho foi crescendo ao longo da graduação, o que incentivava a dupla a criar artes em quadros e paredes da Universidade. “É interessante ver como dentro da área criativa tudo realmente tem que fluir. Nada foi forçado. Aos poucos, fomos exercendo a nossa criatividade”, salienta Santhiago.
O talento, é claro, foi sendo reconhecido. Assim, a dupla teve a ideia de registrar suas criações antes que eventualmente fossem apagadas. Assim surgiu o projeto @desenhando_unisinos. “Desde o início, a ideia era incentivar as outras pessoas a participar. Por isso, a gente incentivava quem também desenhava a mandar as criações pra gente, independentemente do nível técnico. Podia ser um desenho, um palito, uma arte mais elaborada, algo que gostasse”, complementa Santhiago.
Porto Alegre Cidade Educadora
Para Debora, de modo mais amplo, a participação dos alunos mostra o quanto a Unisinos está engajada com o retorno de Porto Alegre para o Cidade Educadora. “Desde o começo, a Universidade foi parceira, disponibilizando infraestrutura, professores e alunos, acreditando que a Capital é uma cidade educadora”, reforça a professora. No ano passado, a Porto Alegre voltou a fazer parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras.
O movimento Porto Alegre Cidade Educadora é composto pelo Poder Executivo Municipal, instituições de ensino superior, como a UFCSPA, UFRGS, Unisinos e PUCRS, além dos colégios Monteiro Lobato, Marista Rosário e Farroupilha. Fazem parte ainda o Pacto Alegre, Instituto Caldeira, Galpão Cultural, Ong Misturaí, Ong Espalhe Amor, APAC Porto Alegre, Poa Inquieta e Prefeito das Praças.