Na noite da última sexta-feira, 29/10, o curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus São Leopoldo, completou 50 anos. Em comemoração, a direção do curso promoveu o evento Cantos e Contos, reunindo histórias de pessoas ligadas à área e à Universidade para darem seus testemunhos. Em meio a esses contos, os artistas Rafael Strey e Gustavo Baldi apresentaram uma série de números musicais. O evento no Teatro Unisinos Porto Alegre teve transmissão online.
Ao abrir o evento, um dos coordenadores do curso, professor Adalberto Heck, cumprimentou os presentes na plateia e no palco. Depois de explicar o funcionamento do Cantos e Contos, Adalberto aproveitou o momento para dar novidades a respeito da Arquitetura e Urbanismo da Unisinos.

A principal delas foi a celebração de uma parceria de dupla titulação com a Universidade Nacional de Rosario (UNR), na Argentina. O projeto correu por mais de sete anos, e resultou, no meio do caminho, na Acreditação da Universidade pelo Sistema Educacional do Mercosul. “Nós temos uma intensa identificação com a América Latina. Foi algo que exigiu muita emoção, e possibilitou a troca de alunos e docentes”, explicou o professor. A UNR enviou um vídeo à Unisinos para parabenizar o cinquentenário do curso, a partir do decano do seu curso de Arquitetura, Adolfo Del Río, e do secretário acadêmico Sergio Bertozi.

O decano da Escola Politécnica da Unisinos, Sandro Rigo, destacou a importância de o evento dos cinquenta anos da Arquitetura e Urbanismo poder ser presencial. “Peço que todos continuem com as medidas sanitárias necessárias para que possamos cada vez mais estar juntos novamente no ambiente acadêmico”, frisou. Sandro também apontou que o curso faz uma série de atividades multidisciplinares com as variadas áreas da Escola Politécnica, promovendo o apoio à comunidade e a oportunidade de vivência dos alunos.

Pe. Sérgio Eduardo Mariucci, diretor da Unidade Acadêmica de Graduação e futuro reitor da Unisinos, parabenizou a Arquitetura e Urbanismo e todos que, dentro da Universidade, trabalham para que esse e outros cursos entreguem os melhores resultados. Para ele, o cuidado silencioso que os professores dispensam aos alunos e turmas faz a diferença. “Um final de semana corrigindo ou preparando avaliações. O acompanhamento individualizado. Tudo isso faz com que jovens cheios de expectativas se tornem profissionais de caráter.”

O reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, destacou a importância da reunião de todos para celebrar a comunidade acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo. ”Devemos fortalecer sempre o nosso vínculo de afeto enquanto comunidade humana, comunidade universitária”. Segundo o reitor, essa comunidade tem um compromisso com um tipo de humanismo que está no cerne dos valores da Unisinos: compromisso com a Ciência, com a Constituição e com a democracia.

Pe. Marcelo também aproveitou para falar sobre o final de sua gestão. “O que eu espero sempre é que a Unisinos siga dando os passos necessários, todos os dias, para mudar a vida de seus alunos. Audaciosos, mas sem serem aventureiros”, declarou.
A professora da Escola Politécnica e coordenadora da Especialização Cidades: Gestão Estratégica do Território Urbano, Izabele Colusso, falou sobre um novo curso ligado à área na Unisinos. O Pós-MBA em Cidades Inteligentes que é uma parceria com a Câmara Brasil-Alemanha. “É mais uma oportunidade de qualificação para os nossos egressos e para o mercado de trabalho”, disse Izabele.

Pelo resto da noite, além da música, foi possível ouvir uma série de histórias de alguns dos quase cinco mil egressos já formados pelo curso de Arquitetura e Urbanismo desde sua formação. Dentre essas, a de Honores Mambrini, que foi um dos formandos da primeira turma, tendo também sido professor e coordenador da graduação mais tarde. “A história desses 50 anos se confunde com a minha. Lembro de coisas que todos aqui nem imaginam. Eram tempos interessantes. Isso tudo torna esta data especialmente importante para mim, como sei que é para vocês”, confessou.

A Unisinos foi a primeira universidade a oferecer esta formação fora de Porto Alegre.