Vida com Arte terá sua história contada em audiovisual

TV Unisinos produz documentário sobre o projeto musical que beneficia crianças e adolescentes

Crédito: Rodrigo W. Blum

A gravação de um documentário sobre uma iniciativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) que, por meio da música, transforma a vida de crianças e adolescentes começou na última terça-feira (26/6). O filme conta a história do projeto Vida com arte, idealizado para ser o primeiro passo de inclusão cultural de alunos da rede pública do município de São Leopoldo com idades entre sete e 14 anos.

A direção é do jornalista e professor Vitor Necchi, com produção do Centro de Criação Digital (CCD) da TV Unisinos e coprodução do Canal Futura. “O Vida com Arte é um projeto muito importante, que contribui muito para a formação social e cultural das crianças. Esse tipo de material ressalta ainda mais essa importância, mostra a qualidade desse trabalho e dá visibilidade a produção artística delas, o que confere um valor subjetivo muito grande à sua autoestima”, comenta Vitor. Compõem a equipe Roberto Caloni, Mike Bitencourt e Fernando Polla.

O documentário será concluído até agosto de 2018 e será transmitido pelo canal Futura em rede nacional.

Sobre o Vida com Arte

O objetivo do projeto, que a universidade mantém desde 2009, é aproximar os alunos da arte e proporcionar novas perspectivas de vida. Até o momento, já foram beneficiados cerca de 600 crianças e adolescentes, conforme o diretor-geral do projeto, o maestro Evandro Matté, que também é coordenador cultural da universidade e diretor.

Os integrantes do Vida com arte contam com três turnos semanais de ensino de música (canto, flauta doce, percussão e instrumentos de cordas) e de formação cidadã. Eles recebem os instrumentos em sistema de comodato e podem levá-los para casa. São atendidos por professores instrumentistas e de musicalização – que integram a Orquestra Unisinos Anchieta.